Aula sobre Fabricando Tintas Naturais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre "Fabricando Tintas Naturais" busca apresentar aos alunos a possibilidade de produzir tintas de origem natural e, ao mesmo tempo, aprender sobre a língua inglesa e seus contextos de uso no mundo globalizado.

A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para desenvolver atividades em diferentes estações relacionadas ao tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e as intenções pedagógicas. Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 4 estudantes e cada grupo irá escolher um líder para coordenar as atividades.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1: Coleta de materiais

    Nessa estação os alunos irão reunir materiais para a produção das tintas naturais, como folhas, frutas, flores e especiarias. O professor irá explicar as cores que podem ser obtidas a partir de diferentes materiais e como extrair a cor de cada um deles, descrevendo as principais etapas do processo em Inglês. Os alunos irão registrar o vocabulário em inglês em seus cadernos.

    Estação 2: Preparando as tintas

    Nessa estação, os alunos irão preparar as tintas com os materiais coletados anteriormente.

    Professor, oriente os alunos sobre como misturar os ingredientes e obter as cores desejadas. Os alunos devem registrar as informações em Inglês em seus cadernos e praticar a pronúncia dos nomes dos ingredientes.

    Estação 3: Pintando

    Nessa estação, os alunos irão utilizar as tintas naturais para pintar um desenho de um objeto escolhido pelos estudantes. Os alunos irão registrar as informações em Inglês em seus cadernos e praticarão o nome e a pronúncia do objeto escolhido em Inglês.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus desenhos e as tintas produzidas em Inglês, explicando os materiais utilizados e as cores obtidas.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Ao final da atividade, o professor irá conduzir uma discussão em Inglês sobre as tintas naturais produzidas pelos alunos e suas cores. Os alunos irão compartilhar suas experiências e opiniões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o alcance da língua inglesa e seus contextos de uso no mundo globalizado;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de produção de tintas naturais;
  • Ensiná-los a trabalhar em equipe e a coordenar atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades de cada estação;
  • Compreensão e aplicação dos conceitos apresentados em Inglês;
  • Qualidade do desenho e das tintas produzidas;
  • Habilidade para apresentar o trabalho em Inglês.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as intenções pedagógicas da atividade;
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as atividades de cada estação;
  • Ensinar os alunos a produzir as tintas e a pintar em Inglês;
  • Conduzir a discussão em grupo e avaliar os alunos;
  • Proporcionar feedback sobre os trabalhos produzidos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e coordenar as atividades em suas respectivas estações;
  • Coletar os materiais necessários para produzir as tintas;
  • Produzir as tintas e pintar em Inglês;
  • Registrar as informações em Inglês em seus cadernos;
  • Apresentar seu trabalho em Inglês para a turma.