Aula sobre Fabricando Tintas Naturais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre como fabricar tintas naturais, usando vocabulário em Inglês.

Essa atividade é importante porque, além de aprenderem novas palavras e expressões em língua inglesa, os alunos aprenderão sobre a importância de utilizar materiais naturais e reaproveitar recursos, algo muito importante nos dias atuais.

A metodologia ativa usada nesta aula será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão a oportunidade de se aprofundar no assunto previamente e de criar um mapa conceitual em sala.


  1. Etapa 1 - Vídeo (antes do dia da atividade)

    Os alunos deverão pesquisar sobre a história das tintas naturais e anotar as informações importantes em seus cadernos. Selecione também um vídeo sobre a fabricação de tintas naturais, em inglês, e compartilhe o link com a turma. Sugestão de vídeo: .

    Os alunos deverão assistir o vídeo e anotar palavras e frases que conseguiram reconhecer.


  2. Etapa 2 - Introdução (no dia da atividade)

    Explique o objetivo da atividade e contextualize o assunto.

    Você pode apresentar exemplos práticos de como as tintas naturais são criadas e como podem ser aplicadas.


  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com ideia central "Tintas naturais" e 8 sub\-ideias (como: etapas de fabricação, ingredientes, cores possíveis, etc). Professor, explique como criar um mapa conceitual e forneça um exemplo em Inglês.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Os alunos deverão discutir coletivamente as ideias registradas em seus mapas. Professor, os auxilie com as dúvidas que surgirem e avalie a compreensão dos alunos em Inglês.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre a aula explicando alguns exemplos práticos de como as tintas naturais são criadas e como podem ser aplicadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Ampliar o vocabulário em língua inglesa
  • Estimular a criatividade e o reaproveitamento de recursos naturais
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais em inglês

Critérios de avaliação

  • Compreensão do vídeo em Inglês
  • Criação do mapa conceitual em Inglês
  • Participação e demonstração do entendimento do tema em inglês

Ações do professor

  • Selecionar e compartilhar um vídeo sobre a fabricação de tintas naturais em Inglês
  • Explicar como criar um mapa conceitual e fornecer um exemplo em Inglês
  • Auxiliar os alunos com suas dúvidas em Inglês durante a discussão
  • Encerrar a aula explicando alguns exemplos práticos de como as tintas naturais são criadas e como podem ser aplicadas.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história das tintas naturais e anotar as informações importantes em seus cadernos
  • Assistir e anotar palavras e frases conhecidas do vídeo em Inglês
  • Criar um mapa conceitual com ideia central "Tintas naturais"
  • Participar da discussão proposta.