Aula sobre Fact Or Fake Fato Ou Falso

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A habilidade de identificar informações verdadeiras e falsas é essencial atualmente, em que muitos conteúdos são compartilhados nas redes sociais sem a devida verificação. Por isso, nesta aula, vamos trabalhar o tema "Fact or Fake?" (Fato ou Falso?), para desenvolver a capacidade dos alunos de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Explique o tema "Fact or Fake?" e introduza o conceito de verificação de informações. Pode-se utilizar exemplos de notícias falsas que já se popularizaram nas redes sociais como forma de engajamento dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida os estudantes em grupos de até quatro pessoas. Explique que o objetivo é a criação de um fanzine em papel A4 dividido em oito partes, aonde cada parte deve abordar um subtópico relacionado ao tema.

  3. Etapa 3 - Escolha dos subtópicos

    Com base no tema "Fact or Fake?", os grupos deverão escolher os subtópicos conforme a preferência, como, por exemplo: "notícias falsas em redes sociais", "influência das fake news na sociedade", "como identificar uma notícia falsa", entre outros.

  4. Etapa 4 - Realização de pesquisas

    Oriente os grupos a realizarem pesquisas em livros da biblioteca, ou em jornais e revistas impressos, ou virtualmente, para coletar informações sobre o subtópico escolhido.

  5. Etapa 5 - Elaboração do conteúdo do fanzine

    Com as informações coletadas, os grupos elaborarão o conteúdo do fanzine em inglês, dividindo as informações em oito partes e criando um título para cada uma delas.

  6. Etapa 6 - Montagem do fanzine

    Auxilie os grupos a montarem o fanzine em papel A4, utilizando colagens de imagens, textos, escritas, desenhos, dentre outros.

  7. Etapa 7 - Apresentação do fanzine

    Os grupos apresentarão seus fanzines para a turma e explica o subtópico abordado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir informações para construção de sentidos em textos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a construção coletiva de conhecimento.
  • Fomentar a criatividade e a experimentação em atividades analógicas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos grupos em trabalhar de forma cooperativa.
  • Qualidade do conteúdo do fanzine.
  • Clareza e precisão nas apresentações.
  • Criatividade na montagem do fanzine.

Ações do professor

  • Auxiliar os grupos na escolha dos subtópicos.
  • Orientar a realização das pesquisas em materiais analógicos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na montagem do fanzine.

Ações do aluno

  • Trabalhar de forma cooperativa em grupo.
  • Realizar pesquisas.
  • Criar conteúdo de qualidade para a fanzine.
  • Apresentar a fanzine de forma clara e precisa.
  • Utilizar a criatividade na montagem do fanzine.