Aula sobre Fact Or Fake Fato Ou Falso
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Esta aula ajudará o estudante a desenvolver a habilidade de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para construção de sentidos. Possivelmente, eles já receberam notícias falsas (fake news) em suas redes sociais ou aplicativos de mensagem. Logo, esse tipo de informação pode causar danos e prejuízos, e é importante saber diferenciar fatos de falsidades.
Etapa 1 - Empatizar
Apresente aos alunos o tema da aula e o mapa de empatia, explicando cada campo. Proponha que, em grupos, escolham um assunto e preencham o mapa de empatia relacionado a ele. Os assuntos devem ser variados, para que a sala possa discutir diferentes pontos de vista.Etapa 2 - Definir o Problema
Oriente os grupos a escolher um assunto que possa ser explorado como "Fact or Fake?" em inglês. Auxilie a sala na identificação de informações verdadeiras e falsas relacionadas ao tema escolhido.Etapa 3 - Idear
Os grupos devem criar estratégias para apresentar e debater as informações verdadeiras e falsas relacionadas ao tema escolhido. Sugira que eles utilizem recursos analógicos para criar cartazes, maquetes, dramatizações, entre outros.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos devem criar um protótipo do material que utilizarão para apresentar suas informações. O professor deve auxiliar os alunos na criação do material, fornecendo materiais analógicos disponíveis.Etapa 5 - Testar
Cada grupo deve apresentar o seu material e debater com a sala as informações verdadeiras e falsas relacionadas ao tema escolhido.Etapa 6 - Implementar
Conduza uma discussão com a sala sobre a importância de saber identificar notícias verdadeiras e falsas em inglês.Etapa 7 - Avaliar
Cada grupo deve avaliar a sua própria apresentação, verificando se atingiram os objetivos propostos. Avalie a apresentação dos grupos com base nos critérios de avaliação definidos a seguir.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferência dos alunos.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
- Promover a reflexão crítica sobre a veracidade das informações.
Critérios de avaliação
- Identificação e separação correta das informações verdadeiras e falsas.
- Originalidade e criatividade na apresentação dos materiais.
- Coerência e clareza na apresentação das informações.
Ações do professor
- Mediar as discussões em sala de aula.
- Avaliar os protótipos criados pelos grupos.
- Fornecer feedback sobre as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Preencher o mapa de empatia.
- Criar materiais analógicos.
- Apresentar e debater as informações com a sala.