Aula sobre Fact Or Fake Fato Ou Falso
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A importância desta aula é identificar se uma notícia ou informação é verdadeira, ou falsa, uma vez que isso pode influenciar a opinião das pessoas sobre determinado assunto. Além disso, é importante entender que muitas vezes as informações falsas são criadas visando manipular as pessoas e isso pode gerar consequências prejudiciais.
Etapa 1 - Check-in
Os alunos devem fazer uma breve reflexão sobre o que já sabem sobre o tema “Fact or fake?” e anotar em seus cadernos.Etapa 2 - Explanação
Explique sobre como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa, apontando algumas características que podem ajudar nessa identificação e exemplos práticos.Etapa 3 - Atividade em grupo
Divida a turma em grupos e entregue para cada grupo algumas notícias em inglês (impressas ou escritas a mão em papel sulfite). Cada grupo deve analisar as notícias e discutir se são verdadeiras ou falsas.Etapa 4 - Tarefa extraclasse
Incentive os estudantes para pesquisarem afundo sobre a temática da notícia entregue a eles, e que remotamente elaborem em grupo, uma apresentação sobre a veracidade da informação da notícia e o quais são os fatores que a fazem verdadeira ou falsa.Etapa 5 - Registro de aprendizagens
Cada aluno deve criar um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e anotar em seu registro de aprendizagem.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese das atividades realizadas em sala, destacando a importância da reflexão sobre a veracidade das informações.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e reflexão.
- Despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema e avaliar o conhecimento prévio.
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação em inglês.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades de check-in, pesquisa e check out.
- Apresentação da análise da notícia.
- Participação dos alunos na explanação e entendimento do conteúdo.
Ações do professor
- Estimular a reflexão dos alunos.
- Orientar os alunos sobre a atividade extraclasse e incentivar a participação
- Realizar uma síntese das atividades realizadas em sala.
Ações do aluno
- Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e anotar no registro de aprendizagem.
- Analisar as notícias e discutir em grupo sobre a veracidade das informações.
- Escutar a síntese do professor e participar da atividade de encerramento.