Aula sobre Fact Or Fake Fato Ou Falso

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A importância desta aula é identificar se uma notícia ou informação é verdadeira, ou falsa, uma vez que isso pode influenciar a opinião das pessoas sobre determinado assunto. Além disso, é importante entender que muitas vezes as informações falsas são criadas visando manipular as pessoas e isso pode gerar consequências prejudiciais.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos devem fazer uma breve reflexão sobre o que já sabem sobre o tema “Fact or fake?” e anotar em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Explanação

    Explique sobre como identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa, apontando algumas características que podem ajudar nessa identificação e exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos e entregue para cada grupo algumas notícias em inglês (impressas ou escritas a mão em papel sulfite). Cada grupo deve analisar as notícias e discutir se são verdadeiras ou falsas.

  4. Etapa 4 - Tarefa extraclasse

    Incentive os estudantes para pesquisarem afundo sobre a temática da notícia entregue a eles, e que remotamente elaborem em grupo, uma apresentação sobre a veracidade da informação da notícia e o quais são os fatores que a fazem verdadeira ou falsa.

  5. Etapa 5 - Registro de aprendizagens

    Cada aluno deve criar um modelo de registro de aprendizagem contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e anotar em seu registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese das atividades realizadas em sala, destacando a importância da reflexão sobre a veracidade das informações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e reflexão.
  • Despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema e avaliar o conhecimento prévio.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos nas atividades de check-in, pesquisa e check out.
  • Apresentação da análise da notícia.
  • Participação dos alunos na explanação e entendimento do conteúdo.

Ações do professor

  • Estimular a reflexão dos alunos.
  • Orientar os alunos sobre a atividade extraclasse e incentivar a participação
  • Realizar uma síntese das atividades realizadas em sala.

Ações do aluno

  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e anotar no registro de aprendizagem.
  • Analisar as notícias e discutir em grupo sobre a veracidade das informações.
  • Escutar a síntese do professor e participar da atividade de encerramento.