Aula sobre Fact Or Fake Fato Ou Falso

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos explorar o tema "Fact or Fake?" ("Fato ou Falso?") e como podemos distinguir fatos de falsidades. Vamos utilizar recursos analógicos para desenvolver um mapa conceitual em equipe, no qual os alunos construirão uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade para cada sub-ideia.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Antes da aula, selecione uma variedade de fontes de informações atuais e relevantes (como artigos de notícias, posts nas redes sociais, vídeos) que abordem fatos e falsidades, que englobe as diversas formas dos seus estudantes aprender. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Atividade de pré-aula

    Antes da aula, os alunos devem acessar as fontes de informações selecionadas pelo professor e registrar em uma ficha individual uma dúvida e uma curiosidade sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Aula invertida

    Na aula, os alunos discutirão em grupo as dúvidas e curiosidades que anotaram. Oriente sobre o tema "Fact or Fake?" em inglês e seus desafios. Em seguida, forneça aos alunos um modelo de mapa conceitual, com ideia central e 8 sub-ideias, para preencherem com informações que aprenderam nas fontes selecionadas.

  4. Etapa 4 - Trabalho em grupo

    Divida os alunos em grupos para preencherem o mapa conceitual a partir das informações que coletaram. Cada grupo terá 20 minutos para completar as sub-ideias do primeiro nível, e outros 20 minutos para preencher as sub-ideias do segundo nível.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Após o término do tempo, revise o mapa conceitual com os alunos, destacando as ideias centrais e as sub-ideias. Estimule os alunos a compartilhar suas experiências e dificuldades durante o trabalho em grupo, possibilitando um debate sobre o que foi apreendido.

  6. Etapa 6 - Avaliação individual

    Como atividade de avaliação, cada aluno deverá escrever um texto curto (de uma página) sobre uma das sub-ideias do mapa conceitual. Nesse texto, deverão explicá-la com suas palavras, fornecer um exemplo prático e explicar como distinguir um fato de uma falsidade, em inglês, usando essa sub-ideia.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Revise com os alunos o mapa conceitual e as sub-ideias elaboradas. Da mesma forma, enfatize a importância da habilidade de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para a construção de sentidos, e como essas habilidades podem ser aplicadas em sua vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir informações e relações que não aparecem explícitas no texto em inglês.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Desenvolver a capacidade de organização e seleção de informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de síntese e análise.
  • Coerência dos argumentos utilizados.
  • Clareza na escrita.

Ações do professor

  • Selecionar as fontes de informação para a atividade.
  • Apresentar o tema da aula.
  • Orientar os alunos nos grupos.
  • Dar feedbacks sobre a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos estudantes.

Ações do aluno

  • Realizar a atividade de pré-aula.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Discutir e preencher o mapa conceitual.
  • Escrever o texto individual de avaliação.
  • Participar do debate final.