Aula sobre Fact Or Fake Fato Ou Falso
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos explorar o tema "Fact or Fake?" ("Fato ou Falso?") e como podemos distinguir fatos de falsidades. Vamos utilizar recursos analógicos para desenvolver um mapa conceitual em equipe, no qual os alunos construirão uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade para cada sub-ideia.
Etapa 1 - Preparação
Antes da aula, selecione uma variedade de fontes de informações atuais e relevantes (como artigos de notícias, posts nas redes sociais, vídeos) que abordem fatos e falsidades, que englobe as diversas formas dos seus estudantes aprender. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 2 - Atividade de pré-aula
Antes da aula, os alunos devem acessar as fontes de informações selecionadas pelo professor e registrar em uma ficha individual uma dúvida e uma curiosidade sobre o assunto.Etapa 3 - Aula invertida
Na aula, os alunos discutirão em grupo as dúvidas e curiosidades que anotaram. Oriente sobre o tema "Fact or Fake?" em inglês e seus desafios. Em seguida, forneça aos alunos um modelo de mapa conceitual, com ideia central e 8 sub-ideias, para preencherem com informações que aprenderam nas fontes selecionadas.Etapa 4 - Trabalho em grupo
Divida os alunos em grupos para preencherem o mapa conceitual a partir das informações que coletaram. Cada grupo terá 20 minutos para completar as sub-ideias do primeiro nível, e outros 20 minutos para preencher as sub-ideias do segundo nível.Etapa 5 - Sistematização
Após o término do tempo, revise o mapa conceitual com os alunos, destacando as ideias centrais e as sub-ideias. Estimule os alunos a compartilhar suas experiências e dificuldades durante o trabalho em grupo, possibilitando um debate sobre o que foi apreendido.Etapa 6 - Avaliação individual
Como atividade de avaliação, cada aluno deverá escrever um texto curto (de uma página) sobre uma das sub-ideias do mapa conceitual. Nesse texto, deverão explicá-la com suas palavras, fornecer um exemplo prático e explicar como distinguir um fato de uma falsidade, em inglês, usando essa sub-ideia.Etapa 7 - Encerramento
Revise com os alunos o mapa conceitual e as sub-ideias elaboradas. Da mesma forma, enfatize a importância da habilidade de inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para a construção de sentidos, e como essas habilidades podem ser aplicadas em sua vida cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferir informações e relações que não aparecem explícitas no texto em inglês.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração.
- Desenvolver a capacidade de organização e seleção de informações relevantes.
Critérios de avaliação
- Capacidade de síntese e análise.
- Coerência dos argumentos utilizados.
- Clareza na escrita.
Ações do professor
- Selecionar as fontes de informação para a atividade.
- Apresentar o tema da aula.
- Orientar os alunos nos grupos.
- Dar feedbacks sobre a atividade.
- Avaliar o desempenho dos estudantes.
Ações do aluno
- Realizar a atividade de pré-aula.
- Realizar a pesquisa em grupo.
- Discutir e preencher o mapa conceitual.
- Escrever o texto individual de avaliação.
- Participar do debate final.