Fake news
Você já acreditou em notícias falsas, as famosas Fake News? Venha aprender como não cair nesta armadilha nessa aula de Português.
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A gente consegue identificar uma notícia falsa quando:
Atividade completaA)
Sai na impressa.B) É publicada nos grupos de Whatsapp.
C) Está no site oficial da instituição relacionada a notícia.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Explique aos alunos o que são as "Fake news", como elas surgem, como podem ser perigosas e como podem afetar a vida das pessoas. Mostre alguns exemplos de notícias falsas compartilhadas nas redes sociais e seus impactos.Atividade completa4. Design Thinking:
Professor, explique aos alunos que as fake news, ou notícias falsas, são um fenômeno que se tornou comum atualmente, principalmente com a popularização das redes sociais. Elas são divulgadas visando enganar as pessoas, espalhando informações falsas e distorcidas. Por isso, é importante que os alunos saibam reconhecê-las e desenvolvam estratégias para combater esse problema.Atividade completa5. Aprendizagem Entre Pares:
Professor, explique aos alunos que cada vez mais as notícias falsas, (fake news), têm se tornado um problema na sociedade devido à facilidade de compartilhar informações na internet, pois muitas pessoas acabam acreditando em notícias que não são verdadeiras. Isso tudo pode causar danos à reputação de pessoas e empresas, além de influenciar em decisões importantes. Por isso, é importante que eles saibam como identificar as fake news e como evitar sua propagação.Atividade completa6. Cultura Maker:
Inicie a aula falando sobre o que são as "Fake news" e como elas podem afetar a vida das pessoas, prejudicando a credibilidade das informações e a tomada de decisões. Explique que o objetivo da aula é desenvolver habilidades de análise crítica das informações recebidas, permitindo que os alunos sejam capazes de reconhecer notícias falsas e evitar cair em armadilhas.Atividade completa7. Estudo de Caso:
O objetivo da aula é que os estudantes desenvolvam a habilidade de identificarem as notícias falsas para não serem enganados e disseminar informações incorretas.Atividade completa8. Gamificação:
Professor, comente com os alunos a importância de saberem identificar as notícias falsas, desenvolverem estratégias para reconhecê-las e de evitarem compartilhar informações equivocadas. Estimule os alunos a desenvolverem um jogo que auxilie na identificação das "Fake news".Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: