Fake news e o processo de checagem de informações

Em um mundo com milhões de informações e dados sendo produzidos por segundo, é normal recebermos várias notícias ao longo do dia, mas será que podemos confiar em tudo que chega até nós? As fake news estão soltas por aí e não queremos ser vítimas delas, então bora descobrir mais sobre processos de checagem de informações nesta aula de Linguagens e suas Tecnologias. Vamos?


Atividades (2)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Rebeca recebeu por mensagem uma notícia encaminhada por seu tio. A notícia dizia que determinado país asiático tinha criado um segundo sol e estavam prestes a lançar no espaço. O tio de Rebeca ficou muito preocupado com os possíveis efeitos ecológicos dessa mudança e pediu para que ela encaminhasse para o maior número de pessoas possíveis para se prepararem para essas mudanças. Como Rebeca deve proceder diante dessa notícia?

    A) Deve acreditar, pois foi seu tio, uma pessoa de confiança, que enviou a mensagem, e como a mesma notícia foi enviada para diversas pessoas, já teriam descoberto se fosse fake news.

    B) Se ela desconfiar da veracidade dos fatos, Rebeca precisa apenas analisar a URL do site e se a notícia contém título, lide, informações secundárias e detalhes, significa que se trata de uma notícia verídica.

    C) Analisar a procedência da informação, buscando mais informações sobre a fonte da notícia, buscar em outros sites e utilizar as agências de checagem de informações para avaliar se é uma notícia falsa.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: