Aula sobre Fake News

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Explique aos alunos o que são as "Fake news", como elas surgem, como podem ser perigosas e como podem afetar a vida das pessoas. Mostre alguns exemplos de notícias falsas compartilhadas nas redes sociais e seus impactos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente um problema relacionado a "Fake news" e peça aos alunos que discutam sobre ele em grupos. Proporcione um ambiente seguro para que os estudantes possam falar livremente e se expressar.


  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá pensar em soluções para o problema apresentado. Estimule a criatividade dos alunos fazendo perguntas que promovam a reflexão, o pensamento crítico e a troca de ideias entre eles.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos deverão explicar como chegaram às soluções escolhidas. Após todas as apresentações, discuta em conjunto sobre as soluções apresentadas e debata sobre a melhor maneira de lidar com a "Fake news".

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Os grupos deverão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Forneça um modelo de diário de bordo para auxiliar os alunos.


  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância de sempre checar a veracidade das informações antes de compartilhá-las, citando algumas das possíveis consequências de não se fazer isso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar um problema e pensar criticamente em possíveis soluções;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar, explicar, registrar e organizar suas ideias;
  • Reforçar a importância de sempre checar a veracidade das informações.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na discussão.
  • Qualidade das alternativas apresentadas;
  • Organização e clareza do diário de bordo;
  • Coerência entre o problema apresentado e as soluções escolhidas.

Ações do professor

  • Apresentar o problema, explicar as regras da dinâmica em grupo e auxiliar na organização dos grupos;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Incentivar a troca de ideias;
  • Fornecer modelo de diário de bordo;
  • Fazer uma breve conclusão e reforçar a importância de verificar a veracidade das informações.

Ações do aluno

  • Pensar em soluções para os problemas e explicar elas;
  • Participar das trocas de ideias;
  • Fazer o diário de bordo.