Aula sobre Fake News

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Professor, explique aos alunos que as fake news, ou notícias falsas, são um fenômeno que se tornou comum atualmente, principalmente com a popularização das redes sociais. Elas são divulgadas visando enganar as pessoas, espalhando informações falsas e distorcidas. Por isso, é importante que os alunos saibam reconhecê-las e desenvolvam estratégias para combater esse problema.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    Instrua os alunos a criarem um mapa de empatia utilizando papel e caneta. Eles devem preencher o mapa com informações que imaginam sobre o perfil de uma pessoa que compartilha notícias falsas. Incentive-os a pensar em detalhes e a serem criativos.

  2. Etapa 2 - Compartilhar

    Nesta etapa, os alunos devem compartilhar seus mapas de empatia com a turma e discutir as informações contidas em cada campo. O objetivo é entender melhor o perfil da pessoa que compartilha fake news e quais são as suas motivações.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Apresente exemplos de notícias falsas, previamente selecionadas por você, divulgadas na internet e que tiveram grande repercussão. É importante esclarecer os motivos pelos quais essas notícias foram consideradas falsas e os danos que elas podem causar.

  4. Etapa 4 - Análise

    Peça aos alunos que analisem quais foram as estratégias utilizadas pelos criadores de notícias falsas e discuta com eles como elas podem ser identificadas.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento

    Nesta etapa, separa os alunos em grupo e solicite que eles desenvolvam estratégias para combater as notícias falsas. Eles podem criar cartilhas, infográficos e outros materiais que ajudem a conscientizar as pessoas sobre o problema.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu trabalho para a turma e discutir sobre as estratégias criadas. Aqui a turma também pode avaliar a eficácia das estratégias desenvolvidas e discutir como elas podem ser aplicadas na prática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de notícias falsas;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Identificação de notícias falsas;
  • Desenvolvimento de estratégias eficazes;
  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade da apresentação dos trabalhos;
  • Habilidade de comunicação e argumentação.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de notícias falsas;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades;
  • Fornecer feedbacks constantes aos alunos;
  • Avaliar e discutir os trabalhos apresentados.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Desenvolver estratégias eficazes;
  • Apresentar o trabalho em grupo;
  • Participar da avaliação coletiva das atividades.