Aula sobre Fake News
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O objetivo da aula é que os estudantes desenvolvam a habilidade de identificarem as notícias falsas para não serem enganados e disseminar informações incorretas.
Etapa 1 - Apresentação
Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o que são fake news e como elas podem afetar a sociedade. Em seguida, apresente o estudo de caso que os alunos irão trabalhar.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e recebem a tarefa de criar um infográfico que ajude a identificar as fake news.Etapa 3 - Análise
Entregue aos grupos um estudo de caso com uma notícia falsa. Eles deverão analisar a notícia, identificar os pontos que indicam que ela é falsa e preencher as lacunas do template de infográfico.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresenta o seu infográfico para a turma, explicando como identificar as fake news e quais são as estratégias utilizadas pelos criadores dessas notícias.Etapa 5 - Discussão em grupo
Discuta com a turma as estratégias utilizadas pelos criadores de fake news e como se proteger dessas notícias falsas. Traga exemplos de notícias falsas que circularam recentemente e peça que os alunos analisem e identifiquem as características que indicam que elas são falsas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica;
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características que indicam uma notícia falsa;
- Qualidade do infográfico criado;
- Participação e envolvimento dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e o estudo de caso;
- Dividir os alunos em grupos;
- Avaliar o trabalho dos alunos e dar feedback.
Ações do aluno
- Analisar o estudo de caso e preencher o template de infográfico;
- Criar um infográfico que ajude a identificar as fake news;
- Participar da discussão em grupo.