Aula sobre Fake News

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O objetivo da aula é que os estudantes desenvolvam a habilidade de identificarem as notícias falsas para não serem enganados e disseminar informações incorretas.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o que são fake news e como elas podem afetar a sociedade. Em seguida, apresente o estudo de caso que os alunos irão trabalhar.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e recebem a tarefa de criar um infográfico que ajude a identificar as fake news.

  3. Etapa 3 - Análise

    Entregue aos grupos um estudo de caso com uma notícia falsa. Eles deverão analisar a notícia, identificar os pontos que indicam que ela é falsa e preencher as lacunas do template de infográfico.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresenta o seu infográfico para a turma, explicando como identificar as fake news e quais são as estratégias utilizadas pelos criadores dessas notícias.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Discuta com a turma as estratégias utilizadas pelos criadores de fake news e como se proteger dessas notícias falsas. Traga exemplos de notícias falsas que circularam recentemente e peça que os alunos analisem e identifiquem as características que indicam que elas são falsas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características que indicam uma notícia falsa;
  • Qualidade do infográfico criado;
  • Participação e envolvimento dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e o estudo de caso;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Avaliar o trabalho dos alunos e dar feedback.

Ações do aluno

  • Analisar o estudo de caso e preencher o template de infográfico;
  • Criar um infográfico que ajude a identificar as fake news;
  • Participar da discussão em grupo.