Aula sobre Fake News
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Professor, comente com os alunos a importância de saberem identificar as notícias falsas, desenvolverem estratégias para reconhecê-las e de evitarem compartilhar informações equivocadas. Estimule os alunos a desenvolverem um jogo que auxilie na identificação das "Fake news".
Etapa 1 - Apresentação
Apresente o tema "Fake news" e explique o que são essas notícias falsas e seus impactos na sociedade.Etapa 2 - Gamificação
Apresente a metodologia ativa de Gamificação e explique como ela pode ser utilizada para desenvolver o tema proposto.Etapa 3 - Criação
Solicite que os alunos criem um mapa de registro contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, ‘Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Esse mapa de registro será a base para a criação do jogo.Etapa 4 - Desenvolvimento
Os alunos deverão desenvolver o jogo baseado no mapa de registro criado na etapa anterior. O jogo pode ser criado utilizando recursos digitais para pesquisas e consultas, e analógicos para a produção, como papel, lápis, canetas, entre outros materiais.Etapa 5 - Teste
Os alunos deverão testar o jogo criado pelos colegas, identificando possíveis erros ou melhorias.Etapa 6 - Apresentação
Os alunos deverão apresentar os jogos criados para a turma, explicando o objetivo, os desafios e o esquema de recompensas.Etapa 7 - Discussão
Promova uma discussão sobre o tema "Fake news", utilizando os jogos criados como base para a reflexão. Os alunos deverão identificar as estratégias utilizadas para identificar as notícias falsas e discutir a importância da verificação das informações antes de compartilhá-las.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da capacidade de análise crítica sobre as notícias veiculadas nas redes sociais;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolvimento da habilidade de identificar notícias falsas.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo;
- Coerência entre o objetivo do jogo e o mapa de registro;
- Clareza na apresentação do jogo;
- Identificação correta das notícias falsas;
- Participação ativa na discussão sobre "Fake news".
Ações do professor
- Apresentar o tema "Fake news";
- Explicar a metodologia de Gamificação;
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro;
- Auxiliar os alunos na criação do jogo;
- Promover a discussão sobre o tema proposto.
Ações do aluno
- Criar o mapa de registro;
- Desenvolver o jogo utilizando recursos analógicos;
- Testar os jogos criados pelos colegas;
- Apresentar o jogo para a turma;
- Participar ativamente da discussão sobre "Fake news".