Aula sobre Falando Na Sala De Aula

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, o objetivo é ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entenderam e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.

Este é um tema importante, pois muitas vezes os alunos têm medo de perguntar em Inglês ou sentem constrangimento ao fazê-lo. No entanto, é importante que eles saibam como pedir esclarecimentos, por exemplo, para compreenderem melhor o que está sendo dito em sala de aula.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o objetivo, contextualizando a importância de solicitar esclarecimentos em língua inglesa e explicando a metodologia que será utilizada. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue uma folha A4 para cada grupo, além de materiais para desenho e escrita.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a importância de solicitar esclarecimentos em língua inglesa e sobre seus possíveis impactos de não saber fazê-lo. Devem também buscar exemplos de situações em que é importante solicitar esclarecimentos em Inglês.

  3. Etapa 3 - Criação do layout

    Os alunos devem criar um layout para um fanzine, dividindo o papel A4 em 8 partes e determinando quais informações e imagens serão incluídas em cada parte.

    Professor, circule pela sala e os ajude a organizar as informações.


  4. Etapa 4 - Escrita e desenho

    Os alunos devem escrever sobre a importância de solicitar esclarecimentos em Inglês e os exemplos que encontraram na pesquisa, além de criar desenhos que ilustrem essas informações.

  5. Etapa 5 - Revisão e edição

    Cada grupo deve revisar e editar seu fanzine, garantindo que as informações estejam corretas e que as imagens estejam bem desenhadas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu fanzine para a turma, explicando a importância de solicitar esclarecimentos em língua inglesa e os exemplos que encontraram.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Após as apresentações, o professor deve incentivar uma discussão com a turma sobre a importância de solicitar esclarecimentos em língua inglesa em situações reais e como isso pode ajudá-los a melhorar suas habilidades de comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Melhorar as habilidades de comunicação em língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Apresentação visual e organização do fanzine.
  • Qualidade das informações apresentadas no fanzine.
  • Participação e contribuição em grupo.
  • Participação na discussão.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da atividade.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa, criação do layout, escrita e desenho.
  • Incentivar a colaboração em grupo.
  • Estimular a discussão sobre a importância de solicitar esclarecimentos em língua inglesa.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema.
  • Contribuir na criação do layout, escrita e desenho do fanzine.
  • Colaborar em grupo.
  • Participar da discussão em sala de aula.