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Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, vamos desenvolver a habilidade dos alunos em solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entenderam e o significado de palavras ou expressões desconhecidas. Para contextualizar, traga exemplos de situações cotidianas, como fazer um pedido em um restaurante, perguntar onde fica um determinado lugar ou até mesmo pedir ajuda em caso de emergência.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e ressalte a importância da habilidade em falar e compreender a língua inglesa. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na atividade.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Oriente os alunos a pensar em situações em que eles tiveram dificuldade em compreender algo dito em Inglês. Em seguida, devem escolher um desses problemas para trabalhar na atividade.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço de como resolver o problema escolhido na etapa anterior. Eles podem criar uma lista de perguntas para fazer ao professor ou aos colegas, ou optar por fazer uma pesquisa na internet, ou em um dicionário/tradutor online.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Em grupo, os alunos devem discutir quais as melhores soluções para o problema escolhido e escolher a mais adequada.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os alunos devem colocar em prática as soluções escolhidas na etapa anterior e fazer uma apresentação para a turma sobre como resolveram o problema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de se comunicarem em Inglês.
  • Incentivar a criatividade e a resolução de problemas em grupo.
  • Estimular o uso de dicionários e ferramentas online para aprimorar o vocabulário.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Utilização adequada de vocabulário em Inglês.
  • Efetividade das soluções apresentadas para resolver o problema selecionado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos na escolha do problema e acompanhar a evolução do trabalho em grupo.
  • Fornecer feedback sobre a utilização adequada do vocabulário e a efetividade das soluções apresentadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Utilizar ferramentas online para aprimorar o vocabulário e compreender as expressões desconhecidas.
  • Apresentar soluções criativas e efetivas para resolver o problema selecionado.