Aula sobre Falando Na Sala De Aula

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa é fundamental para o aprendizado da língua e para a comunicação interpessoal. Este tema é importante tanto para o dia a dia como para a vida acadêmica e profissional dos alunos.

Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para desenvolver essa habilidade, com apoio de um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para registrar suas percepções e dúvidas durante a aula.


  1. Etapa 1 - Warm-up

    Introduza a atividade perguntando aos alunos se eles já tiveram dúvidas em aulas de Inglês e como elas foram compartilhadas. Promova uma roda de conversa para os alunos compartilharem suas experiências.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "solicitar esclarecimentos em língua inglesa" e mostre exemplos de situações em que essa habilidade pode ser necessária, como em conversas com estrangeiros e em entrevistas de emprego. Traga situações práticas do cotidiano em que essa habilidade de tirar dúvidas é aplicada.

  3. Etapa 3 - Construção do modelo

    Os alunos irão criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out, que serão utilizados durante a atividade para registrar suas percepções e dúvidas.

  4. Etapa 4 - Atividades práticas

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma atividade prática, que simula situações cotidianas nas quais a habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa é necessária. Eles irão trabalhar em colaboração para resolver a atividade e registrar suas percepções e dúvidas no modelo.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Após a conclusão da atividade prática, os grupos irão apresentar suas conclusões e debater sobre as estratégias utilizadas para solucionar as dúvidas encontradas.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos registrarão no modelo o que aprenderam durante a atividade e as dúvidas remanescentes.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça um resumo da aula, reforçando a importância da habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa e incentivando os alunos a utilizá-la em seus estudos e em suas vidas pessoais e profissionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em solicitar esclarecimentos em língua inglesa.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para engajar os alunos em sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do modelo de registro de aprendizagem e nas atividades práticas.
  • Registro das percepções e dúvidas dos alunos em relação ao tema.
  • Aplicação da habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa durante as atividades práticas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Engajar os alunos em uma discussão prévia sobre suas experiências com dúvidas em atividades de Inglês.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo durante as atividades práticas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do modelo de registro de aprendizagem.
  • Trabalhar em colaboração e aplicar a habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa durante as atividades práticas.
  • Registrar suas percepções e dúvidas no modelo durante as etapas de Check-in e Check-out.