Aula sobre Falando Na Sala De Aula

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, iremos trabalhar a habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.

Essa habilidade é essencial para que os alunos se comuniquem em inglês de forma clara e eficiente.

Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa de Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema e explique a metodologia utilizada na aula.

    Para ilustrar, você pode citar situações em que os alunos precisem solicitar esclarecimentos em Inglês, como em viagens internacionais ou em conversas com pessoas de outras nacionalidades. Além disso, é importante destacar que o Inglês é uma língua muito presente em nosso cotidiano, seja em filmes, músicas, jogos, redes sociais, entre outros. Portanto, é fundamental que os alunos desenvolvam essa habilidade para compreender melhor esse idioma tão importante.


  2. Etapa 2 - Definindo o tema

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e receberão uma folha de papel.

    Cada grupo deverá escolher um tema para o seu jogo. Este tema pode estar relacionado ao conteúdo que foi visto em sala de aula ou a algum assunto de interesse dos alunos.


  3. Etapa 3 - Criando as cartas de perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá usar a folha de papel para criar oito cartas de perguntas e oito cartas de afirmações relacionadas ao tema escolhido. As perguntas devem ser feitas de forma clara e objetiva, e as afirmações devem ser referentes ao tema.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas

    Os grupos devem trocar suas cartas com outro grupo e verificar se as perguntas e afirmações estão claras e corretas. Caso necessário, o grupo poderá fazer ajustes.

  5. Etapa 5 - Jogando o jogo

    Cada grupo jogará o jogo criado pelo grupo que recebeu suas cartas.

    O objetivo é responder corretamente às perguntas e completar as afirmações para avançar no jogo.


  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir sobre as perguntas mais difíceis e as afirmações mais interessantes. Professor, apoie a discussão e tire possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula, reforçando a importância da habilidade trabalhada e incentivando os alunos a continuarem praticando a solicitação de esclarecimentos em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e divertida por meio da metodologia ativa de gamificação.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos durante a criação do jogo.
  • Clareza e objetividade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em responder corretamente às perguntas e completar as afirmações do jogo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia utilizada na atividade.
  • Dividir a turma em grupos e orientá-los na criação do jogo.
  • Acompanhar o processo de criação e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos durante todas as etapas da atividade.
  • Encerrar a aula reforçando a importância da habilidade trabalhada e incentivando os alunos a continuarem praticando.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo em grupo.
  • Criar perguntas e afirmações claras e objetivas relacionadas ao tema escolhido.
  • Jogar o jogo criado por outro grupo e responder corretamente às perguntas e completar as afirmações.