Aula sobre Falando Na Sala De Aula
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, os alunos serão convidados a explorar o assunto de maneira mais dinâmica e interativa por meio da metodologia ativa Rotação por estações.
Etapa 1 -
Apresente o tema e os objetivos da aula aos alunos. Em seguida, divida os estudantes em grupos de 3 ou 4, cada um direcionado a uma das estações com atividades relacionadas ao tema.Etapa 2 -
Cada estação conterá uma atividade diferente relacionada ao tema.Cada grupo terá um tempo determinado pelo professor (ex: 20 minutos) para realizar a atividade proposta na sua estação, de forma interativa, ajudando os colegas a praticar habilidades de comunicação em Inglês na sala de aula.
Exemplos destas atividades podem ser: jogos de role-play, debates ou outras atividades criativas que ajudem a melhorar as habilidades de comunicação em Inglês.
Etapa 3 -
Depois do tempo determinado, os grupos se moverão para uma nova estação onde encontrarão uma atividade diferente. Professor, estabeleça um novo tempo para que cada grupo complete esta segunda atividade.Etapa 4 -
Após a conclusão da atividade, cada grupo discutirá como foi a experiência e o que eles aprenderam. Professor, guie a discussão, encorajando os alunos a compartilhar suas ideias e opiniões sobre a importância de falar Inglês na sala de aula.Etapa 5 -
Em seguida, os alunos voltarão a se reunir em seus grupos originais e terão 20 minutos para criar um plano de ação que ajudará cada um a melhorar suas habilidades de comunicação em Inglês. Os alunos podem definir metas e planos de estudo para trabalhar na sala de aula e em casa.Etapa 6 -
Para encerrar, cada grupo apresentará seu plano de ação ao restante da turma.Professor, aproveite essa oportunidade para revisar as habilidades e estratégias aprendidas na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação em Inglês.
- Aprendizado colaborativo e trabalho em equipe.
- Desenvolver habilidades de solução de problemas.
- Prática da metodologia ativa Rotação por estações na sala de aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação das atividades em grupo.
- Qualidade da atividade criada pelo grupo.
- Participação ativa na discussão sobre a importância de falar Inglês na sala de aula.
- Qualidade do plano de ação apresentado ao restante da turma.
Ações do professor
- Apresentar o tema, objetivos e metodologia da aula.
- Facilitar a criação das atividades pelos grupos.
- Conduzir a discussão sobre a importância de falar inglês na sala de aula.
- Acompanhar e orientar os alunos na criação dos planos de ação.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação das atividades em grupo.
- Participar ativamente nas discussões e na apresentação dos planos de ação.
- Desenvolver habilidades de comunicação em inglês por meio das atividades criadas em grupo.
- Trabalhar em equipe e colaborativamente para alcançar os objetivos da atividade.