Aula sobre Falando Na Sala De Aula

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A habilidade de solicitar esclarecimentos em inglês sobre o que não entenderam, bem como o significado de palavras ou expressões desconhecidas, é fundamental para o uso do idioma em situações cotidianas e acadêmicas.

Nesta atividade, os alunos serão convidados a explorar o assunto de maneira mais dinâmica e interativa por meio da metodologia ativa Rotação por estações.


  1. Etapa 1 -

    Apresente o tema e os objetivos da aula aos alunos. Em seguida, divida os estudantes em grupos de 3 ou 4, cada um direcionado a uma das estações com atividades relacionadas ao tema.

  2. Etapa 2 -

    Cada estação conterá uma atividade diferente relacionada ao tema.

    Cada grupo terá um tempo determinado pelo professor (ex: 20 minutos) para realizar a atividade proposta na sua estação, de forma interativa, ajudando os colegas a praticar habilidades de comunicação em Inglês na sala de aula.

    Exemplos destas atividades podem ser: jogos de role-play, debates ou outras atividades criativas que ajudem a melhorar as habilidades de comunicação em Inglês.


  3. Etapa 3 -

    Depois do tempo determinado, os grupos se moverão para uma nova estação onde encontrarão uma atividade diferente. Professor, estabeleça um novo tempo para que cada grupo complete esta segunda atividade.

  4. Etapa 4 -

    Após a conclusão da atividade, cada grupo discutirá como foi a experiência e o que eles aprenderam. Professor, guie a discussão, encorajando os alunos a compartilhar suas ideias e opiniões sobre a importância de falar Inglês na sala de aula.

  5. Etapa 5 -

    Em seguida, os alunos voltarão a se reunir em seus grupos originais e terão 20 minutos para criar um plano de ação que ajudará cada um a melhorar suas habilidades de comunicação em Inglês. Os alunos podem definir metas e planos de estudo para trabalhar na sala de aula e em casa.

  6. Etapa 6 -

    Para encerrar, cada grupo apresentará seu plano de ação ao restante da turma.

    Professor, aproveite essa oportunidade para revisar as habilidades e estratégias aprendidas na atividade.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em Inglês.
  • Aprendizado colaborativo e trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de solução de problemas.
  • Prática da metodologia ativa Rotação por estações na sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação das atividades em grupo.
  • Qualidade da atividade criada pelo grupo.
  • Participação ativa na discussão sobre a importância de falar Inglês na sala de aula.
  • Qualidade do plano de ação apresentado ao restante da turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema, objetivos e metodologia da aula.
  • Facilitar a criação das atividades pelos grupos.
  • Conduzir a discussão sobre a importância de falar inglês na sala de aula.
  • Acompanhar e orientar os alunos na criação dos planos de ação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação das atividades em grupo.
  • Participar ativamente nas discussões e na apresentação dos planos de ação.
  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês por meio das atividades criadas em grupo.
  • Trabalhar em equipe e colaborativamente para alcançar os objetivos da atividade.