Aula sobre Falando Na Sala De Aula
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta atividade, os alunos vão aprimorar a habilidade de solicitar esclarecimentos quando não entenderem algo que foi dito em Inglês. A habilidade de pedir ajuda e esclarecimentos é fundamental para o aprendizado da língua e também para o desenvolvimento da autoconfiança do estudante ao se relacionar em um ambiente multilíngue.
Para desenvolver esta habilidade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e com a criação de um mapa conceitual para aprofundar o tema.
Etapa 1 - Introdução
Comece apresentando a ideia central: "Falando na sala de aula" e questionando os alunos sobre suas dificuldades ao falar em Inglês. Em seguida, explique como funciona a metodologia Sala de Aula Invertida.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Em duplas, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a ideia central "Falando na sala de aula". Cada sub-ideia deve conter sinônimos, exemplos e dicas para se comunicar melhor em inglês.Etapa 3 - Apresentação dos resultados
Em seguida, cada dupla apresenta o mapa conceitual construído para a turma.Professor, incentive a participação de todos e dê feedbacks sobre os pontos apresentados pelos alunos.
Etapa 4 - Conversação em Inglês
Os alunos conversam em inglês sobre os mapas apresentadas pelos colegas e simulam situações em que precisam pedir esclarecimentos em Inglês, com apoio dos mapas produzidos.Professor, dê dicas sobre como se comunicar em Inglês de forma clara e objetiva.
Etapa 5 - Fechamento
Faça um resumo do que foi abordado na aula e estimule os alunos a continuar aprimorando a habilidade de pedir ajuda e esclarecimentos em Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa em situações da vida real.
- Promover o trabalho em equipe e a troca de conhecimento entre os alunos.
- Explorar um método de aprendizagem diferente para aprimorar o desempenho dos alunos em língua inglesa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Clareza e objetividade na apresentação das sub-ideias.
- Comunicação eficiente em inglês durante as simulações de conversas em sala de aula.
- Respeito às opiniões e sugestões dos colegas.
- Habilidade de aplicar as dicas dadas pelo professor em situações reais de uso do Inglês.
Ações do professor
- Estimular a participação dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Dar feedback sobre as ideias apresentadas e corrigir possíveis erros de compreensão.
- Estimular a conversação em Inglês e dar dicas para uma comunicação clara e objetiva.
- Incentivar o trabalho em equipe e a troca de informações entre os alunos.
- Estimular a autoconfiança dos alunos ao se comunicar em Inglês.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Apresentar as sub-ideias de forma clara e objetiva.
- Conversar em inglês sobre as sub-ideias apresentadas pelos colegas.
- Escutar e respeitar a opinião dos colegas.
- Aplicar as dicas dadas pelo professor em situações reais de uso do Inglês.