Aula sobre Falando Na Sala De Aula

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão aprimorar a habilidade de solicitar esclarecimentos quando não entenderem algo que foi dito em Inglês. A habilidade de pedir ajuda e esclarecimentos é fundamental para o aprendizado da língua e também para o desenvolvimento da autoconfiança do estudante ao se relacionar em um ambiente multilíngue.

Para desenvolver esta habilidade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e com a criação de um mapa conceitual para aprofundar o tema.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece apresentando a ideia central: "Falando na sala de aula" e questionando os alunos sobre suas dificuldades ao falar em Inglês. Em seguida, explique como funciona a metodologia Sala de Aula Invertida.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Em duplas, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre a ideia central "Falando na sala de aula". Cada sub-ideia deve conter sinônimos, exemplos e dicas para se comunicar melhor em inglês.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Em seguida, cada dupla apresenta o mapa conceitual construído para a turma.

    Professor, incentive a participação de todos e dê feedbacks sobre os pontos apresentados pelos alunos.


  4. Etapa 4 - Conversação em Inglês

    Os alunos conversam em inglês sobre os mapas apresentadas pelos colegas e simulam situações em que precisam pedir esclarecimentos em Inglês, com apoio dos mapas produzidos.

    Professor, dê dicas sobre como se comunicar em Inglês de forma clara e objetiva.


  5. Etapa 5 - Fechamento

    Faça um resumo do que foi abordado na aula e estimule os alunos a continuar aprimorando a habilidade de pedir ajuda e esclarecimentos em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de solicitar esclarecimentos em língua inglesa em situações da vida real.
  • Promover o trabalho em equipe e a troca de conhecimento entre os alunos.
  • Explorar um método de aprendizagem diferente para aprimorar o desempenho dos alunos em língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e objetividade na apresentação das sub-ideias.
  • Comunicação eficiente em inglês durante as simulações de conversas em sala de aula.
  • Respeito às opiniões e sugestões dos colegas.
  • Habilidade de aplicar as dicas dadas pelo professor em situações reais de uso do Inglês.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Dar feedback sobre as ideias apresentadas e corrigir possíveis erros de compreensão.
  • Estimular a conversação em Inglês e dar dicas para uma comunicação clara e objetiva.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a troca de informações entre os alunos.
  • Estimular a autoconfiança dos alunos ao se comunicar em Inglês.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar as sub-ideias de forma clara e objetiva.
  • Conversar em inglês sobre as sub-ideias apresentadas pelos colegas.
  • Escutar e respeitar a opinião dos colegas.
  • Aplicar as dicas dadas pelo professor em situações reais de uso do Inglês.