Aula sobre False Cognates Falsos Cognatos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Por exemplo:
"actual" em inglês significa "real", e não "atual", como parece em português.
Essas palavras podem causar confusão e erros de tradução no aprendizado do idioma.
Nesta atividade, usaremos a metodologia ativa Cultura Maker para criar um fanzine em que os alunos compilem as ideias-chave sobre falsos cognatos. O fanzine é um veículo criativo e divertido para os alunos demonstrarem o conhecimento adquirido.
Etapa 1 - Introdução
Professor, apresentar o tema "False Cognates" e explique como pode gerar confusão no aprendizado do idioma. Dê exemplos de falsos cognatos que os alunos possam reconhecer, com uma explicação clara e objetiva.Etapa 2 - Brainstorm
Construa coletivamente com os estudantes uma lista com vários falsos cognatos em Inglês e Português e os incentive a identificar situações em que eles podem ser confundidos ou erroneamente usados. Use o quadro branco para coletar as ideias e encorajar os alunos a discutir e participar da construção da lista.Etapa 3 - Pesquisa
Professor, forneça palavras adicionais em Português que possuam falsos cognatos em Inglês. Então, incentive os alunos a pesquisar e encontrar os respectivos falsos cognatos em Inglês, usando um dicionário bilíngue ou acesso à internet, se disponíveis. Dê suporte e orientação durante esta etapa, ensinando a pesquisa em dicionário físico ou no ambiente digital, caso necessário.Etapa 4 - Criação do Fanzine
Os alunos devem criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.Em cada parte deve ser escrito um par de falsos cognatos em Inglês e Português e seus respectivos significados.
Por exemplo:
“prejudice” = “prejudicar”? Não!
Prejudice significa preconceito, em Português
Para dizer “prejudicar”, use “to harm” em Inglês
Os alunos podem usar ilustrações, desenhos e outras formas criativas de apresentar suas ideias.
Etapa 5 - Apresentação
Os alunos devem apresentar seus fanzines para a turma e explicar os exemplos de falsos cognatos utilizados. Professor, incentive a participação de todos os alunos na discussão e forneça feedback construtivo sobre cada apresentação.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão coletiva sobre a atividade, em que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre falsos cognatos e como o fanzine ajudou na compilação das ideias.Etapa 7 - Tarefa de casa
Incentive os alunos a pesquisarem exemplos de cognatos e falsos cognatos em outros idiomas além do Inglês e Português. Eles devem criar uma lista com as palavras encontradas e seu significado correto em cada idioma.Reforce que os cognatos são uma ferramenta muito importante para o aprendizado de novos idiomas, e que a quantidade de falsos cognatos é muito pequena, porém importante de ser conhecida para evitar mal-entendidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
- Estimular a aprendizagem ativa e a autonomia dos alunos.
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em equipe e compartilhar suas ideias com a turma.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de falsos cognatos em Inglês e Português.
- Uso correto das palavras e seus significados em Inglês e Português.
- Criatividade e clareza da apresentação do fanzine.
- Participação ativa e construtiva na discussão em sala de aula.
- Realização completa da tarefa de casa.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do fanzine e fornecer suporte quando necessário.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em sala de aula.
- Fornecer feedback construtivo após as apresentações dos alunos.
- Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo.
Ações do aluno
- Identificar os falsos cognatos em Inglês e Português.
- Realizar a pesquisa para encontrar novos exemplos de falsos cognatos.
- Criar o fanzine e apresentá-lo à turma.
- Participar ativamente na discussão em sala de aula.
- Realizar a tarefa de casa de forma completa e autônoma.