Aula sobre False Cognates Falsos Cognatos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "False Cognates" refere-se a palavras que parecem ter o mesmo significado em Inglês e Português, mas que na verdade têm significados diferentes.

Por exemplo:

"actual" em inglês significa "real", e não "atual", como parece em português.

Essas palavras podem causar confusão e erros de tradução no aprendizado do idioma.

Nesta atividade, usaremos a metodologia ativa Cultura Maker para criar um fanzine em que os alunos compilem as ideias-chave sobre falsos cognatos. O fanzine é um veículo criativo e divertido para os alunos demonstrarem o conhecimento adquirido.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresentar o tema "False Cognates" e explique como pode gerar confusão no aprendizado do idioma. Dê exemplos de falsos cognatos que os alunos possam reconhecer, com uma explicação clara e objetiva.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Construa coletivamente com os estudantes uma lista com vários falsos cognatos em Inglês e Português e os incentive a identificar situações em que eles podem ser confundidos ou erroneamente usados. Use o quadro branco para coletar as ideias e encorajar os alunos a discutir e participar da construção da lista.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Professor, forneça palavras adicionais em Português que possuam falsos cognatos em Inglês. Então, incentive os alunos a pesquisar e encontrar os respectivos falsos cognatos em Inglês, usando um dicionário bilíngue ou acesso à internet, se disponíveis. Dê suporte e orientação durante esta etapa, ensinando a pesquisa em dicionário físico ou no ambiente digital, caso necessário.

  4. Etapa 4 - Criação do Fanzine

    Os alunos devem criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes.

    Em cada parte deve ser escrito um par de falsos cognatos em Inglês e Português e seus respectivos significados.

    Por exemplo:

    “prejudice” = “prejudicar”? Não!

    Prejudice significa preconceito, em Português

    Para dizer “prejudicar”, use “to harm” em Inglês

    Os alunos podem usar ilustrações, desenhos e outras formas criativas de apresentar suas ideias.


  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus fanzines para a turma e explicar os exemplos de falsos cognatos utilizados. Professor, incentive a participação de todos os alunos na discussão e forneça feedback construtivo sobre cada apresentação.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão coletiva sobre a atividade, em que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre falsos cognatos e como o fanzine ajudou na compilação das ideias.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Incentive os alunos a pesquisarem exemplos de cognatos e falsos cognatos em outros idiomas além do Inglês e Português. Eles devem criar uma lista com as palavras encontradas e seu significado correto em cada idioma.

    Reforce que os cognatos são uma ferramenta muito importante para o aprendizado de novos idiomas, e que a quantidade de falsos cognatos é muito pequena, porém importante de ser conhecida para evitar mal-entendidos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
  • Estimular a aprendizagem ativa e a autonomia dos alunos.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de trabalhar em equipe e compartilhar suas ideias com a turma.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de falsos cognatos em Inglês e Português.
  • Uso correto das palavras e seus significados em Inglês e Português.
  • Criatividade e clareza da apresentação do fanzine.
  • Participação ativa e construtiva na discussão em sala de aula.
  • Realização completa da tarefa de casa.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do fanzine e fornecer suporte quando necessário.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em sala de aula.
  • Fornecer feedback construtivo após as apresentações dos alunos.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo.

Ações do aluno

  • Identificar os falsos cognatos em Inglês e Português.
  • Realizar a pesquisa para encontrar novos exemplos de falsos cognatos.
  • Criar o fanzine e apresentá-lo à turma.
  • Participar ativamente na discussão em sala de aula.
  • Realizar a tarefa de casa de forma completa e autônoma.