Aula sobre False Cognates Falsos Cognatos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os False Cognates (Falsos Cognatos) são termos ou palavras que possuem uma aparência semelhante em duas línguas diferentes, mas com significados bem diferentes.

Esse conceito é especialmente importante para quem está aprendendo Inglês, uma vez que muitos estudantes podem acabar caindo em armadilhas de tradução e interpretando de forma equivocada algumas expressões.

Por isso, é fundamental que os alunos entendam o significado dos False Cognates para aprimorar a sua compreensão do idioma.

Nesta atividade, apresentaremos a metodologia Design Sprint, que consiste em uma forma de desenvolver projetos de forma colaborativa e rápida, em cinco etapas.


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de False Cognates e explique como eles podem prejudicar o entendimento de expressões em Inglês. Para isso, dê exemplos de palavras que, a princípio, parecem ter o mesmo significado em Português e em Inglês, mas que significam coisas diferentes em cada idioma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um modelo de design sprint, que será utilizado para identificar as palavras False Cognates e os seus significados em Inglês, por meio de pesquisas em sites e materiais disponibilizados em sala.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão compartilhar entre si as palavras que encontraram e discutir em grupo os seus significados. Em seguida, deverão escolher dois False Cognates para aprofundar seu entendimento, por meio de pesquisas em grupos.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um cartaz para cada uma dos False Cognates escolhidos, apresentando seu verdadeiro significado em Inglês e um exemplo de uso, a fim de tornar o conteúdo mais acessível e visual.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os cartazes serão expostos no ambiente escolar, em locais de grande circulação e os alunos deverão explicar aos colegas sobre os significados das palavras escolhidas e os demais False Cognates que encontraram.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisar em inglês e de compilar informações;
  • Estimular a criatividade e o trabalho colaborativo;
  • Desenvolver a capacidade de identificar e entender False Cognates;
  • Desenvolver a habilidade de apresentação e comunicação oral em Inglês;
  • Promover a autonomia dos alunos na busca de conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação nos debates e discussões em grupo;
  • Qualidade do modelo de design sprint;
  • Qualidade dos cartazes produzidos;
  • Capacidade de identificar e explicar as False Cognates;
  • Clareza e qualidade da apresentação oral.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de False Cognates;
  • Orientar os alunos na metodologia Design Sprint;
  • Mediar os debates em grupo;
  • Acompanhar a produção dos cartazes.

Ações do aluno

  • Pesquisar em grupos os pares de False Cognates;
  • Escolher as palavras para aprofundar o conhecimento;
  • Criar cartazes explicando o significado das palavras escolhidas;
  • Explicar aos colegas sobre os significados das False Cognates;
  • Participar ativamente das discussões e debates em grupo.