Aula sobre False Cognates Falsos Cognatos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


False cognates, também conhecidos como falsos amigos, são palavras em diferentes idiomas que parecem ter o mesmo significado, mas têm significados completamente diferentes.

Por exemplo: a palavra "parent" em inglês não significa "parente" em português, mas sim "pais”.

É importante que os estudantes conheçam falsos cognatos, pois isso pode ajudá-los a evitar erros de tradução e melhorar a sua compreensão do idioma.

Nesta atividade, o tema "False Cognates" será trabalhado com a metodologia de Gamificação, em que os alunos criarão um jogo de tabuleiro para explorar o assunto.


  1. Etapa 1 - Apresentação dos conceitos-chave

    Inicie a aula apresentando os conceitos-chave de false cognates, fornecendo exemplos e explicando porque é importante conhecê-los. Incentive os alunos a fazer perguntas e compartilhar suas próprias experiências com falsos cognatos.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia de Gamificação

    Explique aos alunos o que é a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula. Incentive a participação dos alunos e os convide a sugerir ideias para o jogo de tabuleiro que será criado.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo de tabuleiro

    Os alunos, divididos em grupos, serão responsáveis por criar um jogo de tabuleiro temático de False Cognates. Eles terão que criar o tabuleiro, o dado, os pinos e as cartas de perguntas e ações. O objetivo do jogo será ajudar os jogadores a compreender melhor o conceito de false cognates.

    Professor, circule pela sala para ajudar os grupos e esclarecer dúvidas.


  4. Etapa 4 - Teste dos jogos de tabuleiro

    Os grupos apresentarão seus jogos de tabuleiro para o resto da turma e terão que explicar como jogar. Depois, a turma se dividirá em grupos menores e cada grupo jogará o jogo dos outros.

    Professor, observar e avalie o desempenho dos grupos e o entendimento dos alunos sobre o tema.


  5. Etapa 5 - Discussão final

    Conduza uma discussão final com os alunos para avaliar o que foi aprendido na aula e como eles se sentiram trabalhando com a metodologia de gamificação. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões e sugestões para futuras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos para compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
  • Aprender sobre falsos cognatos e sua importância na compreensão da língua inglesa.
  • Fomentar a criatividade e a colaboração entre os alunos por meio da criação de um jogo de tabuleiro.

Critérios de avaliação

  • Conhecimento acerca do conceito de false cognates
  • Habilidade para explicar o conceito em suas próprias palavras
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro
  • Participação e cooperação em grupo
  • Compreensão e aplicação da metodologia de gamificação

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos-chave do tema
  • Estimular a participação e colaboração entre os alunos
  • Circular pela sala para esclarecer dúvidas
  • Observar e avaliar o desempenho dos alunos
  • Estimular a reflexão e o feedback dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade
  • Fazer perguntas e compartilhar experiências
  • Trabalhar em grupo para criar o jogo de tabuleiro
  • Explicar as regras do jogo para a turma
  • Participar dos jogos de tabuleiro e oferecer feedback construtivo aos outros grupos.