Aula sobre False Cognates Falsos Cognatos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os False Cognates (Falsos Cognatos) são palavras que possuem semelhanças em sua escrita ou pronúncia com palavras de outro idioma, mas que possuem significados diferentes.

Eles podem causar confusão e dificuldade de compreensão em um diálogo ou leitura, por exemplo: a palavra "actually", em inglês, não significa "atualmente", mas sim "na verdade". Nesta atividade, usaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos aprendam a identificar e compreender os False Cognates de forma mais eficaz.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que são False Cognates, apresentando exemplos de palavras em Inglês que possuem semelhança com o português, mas que possuem significados diferentes.

    Exemplo: Actually significa “Na verdade”, e não “Atualmente”.


  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    \- Estação 1: Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre False Cognates em Inglês. Esse vídeo deve conter exemplos de palavras e frases que podem ser confundidas e suas utilizações corretas.

    \- Estação 2: Jogo

    Os alunos utilizarão um jogo educativo sobre False Cognates em Inglês. Nesse jogo, eles terão que identificar as palavras que possuem semelhança com o português, mas que possuem significados diferentes.

    \- Estação 3: Atividade escrita

    Os alunos utilizarão uma atividade escrita para identificar e criar uma lista de False Cognates em Inglês. Essa atividade pode envolver a leitura de textos em Inglês ou a busca de palavras por meio de um dicionário.

    Exemplo: "Sensible" não significa "Sensível", mas sim "Sensato".


  3. Etapa 3 - Roda de conversa

    Os alunos se reunirão em uma roda de conversa para discutir o que aprenderam sobre False Cognates e compartilhar as listas criadas na atividade escrita.

    Ajude a esclarecer dúvidas e a fazer correções nos erros identificados.


  4. Etapa 4 - Encerramento

    Faça um resumo do que foi abordado na aula e incentive os alunos a continuarem aprendendo mais sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender False Cognates em Inglês.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo idioma inglês.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de compilar as ideias-chave de textos por meio da atividade escrita.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos False Cognates durante as atividades.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade e correção da lista de False Cognates criada pelos alunos.

Ações do professor

  • Preparar e organizar as atividades que serão realizadas em cada uma das estações.
  • Ajudar os alunos a criar e corrigir as listas de False Cognates.
  • Estimular a participação ativa em todas as atividades propostas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e identificar os False Cognates em Inglês.
  • Jogar e identificar os False Cognates em inglês por meio de atividades práticas.
  • Identificar e criar uma lista de False Cognates em inglês por meio da atividade escrita.