Aula sobre False Cognates Falsos Cognatos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Eles podem causar confusão e dificuldade de compreensão em um diálogo ou leitura, por exemplo: a palavra "actually", em inglês, não significa "atualmente", mas sim "na verdade". Nesta atividade, usaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos aprendam a identificar e compreender os False Cognates de forma mais eficaz.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique o que são False Cognates, apresentando exemplos de palavras em Inglês que possuem semelhança com o português, mas que possuem significados diferentes.Exemplo: Actually significa “Na verdade”, e não “Atualmente”.
Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.\- Estação 1: Vídeo
Os alunos assistirão a um vídeo sobre False Cognates em Inglês. Esse vídeo deve conter exemplos de palavras e frases que podem ser confundidas e suas utilizações corretas.
\- Estação 2: Jogo
Os alunos utilizarão um jogo educativo sobre False Cognates em Inglês. Nesse jogo, eles terão que identificar as palavras que possuem semelhança com o português, mas que possuem significados diferentes.
\- Estação 3: Atividade escrita
Os alunos utilizarão uma atividade escrita para identificar e criar uma lista de False Cognates em Inglês. Essa atividade pode envolver a leitura de textos em Inglês ou a busca de palavras por meio de um dicionário.
Exemplo: "Sensible" não significa "Sensível", mas sim "Sensato".
Etapa 3 - Roda de conversa
Os alunos se reunirão em uma roda de conversa para discutir o que aprenderam sobre False Cognates e compartilhar as listas criadas na atividade escrita.Ajude a esclarecer dúvidas e a fazer correções nos erros identificados.
Etapa 4 - Encerramento
Faça um resumo do que foi abordado na aula e incentive os alunos a continuarem aprendendo mais sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender False Cognates em Inglês.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo idioma inglês.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de compilar as ideias-chave de textos por meio da atividade escrita.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos False Cognates durante as atividades.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade e correção da lista de False Cognates criada pelos alunos.
Ações do professor
- Preparar e organizar as atividades que serão realizadas em cada uma das estações.
- Ajudar os alunos a criar e corrigir as listas de False Cognates.
- Estimular a participação ativa em todas as atividades propostas.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo e identificar os False Cognates em Inglês.
- Jogar e identificar os False Cognates em inglês por meio de atividades práticas.
- Identificar e criar uma lista de False Cognates em inglês por meio da atividade escrita.