Aula sobre False Cognates Falsos Cognatos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


False Cognates, ou Falsos Cognatos, são palavras em inglês que possuem uma grafia semelhante com palavras em português, mas que possuem significados totalmente diferentes. Essa semelhança pode levar os alunos a interpretações equivocadas em textos e situações do cotidiano, em que a língua inglesa é utilizada.

Nesta atividade, os estudantes irão aprender a identificar e compreender os False Cognates e sua importância na interpretação de textos em Inglês.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduzirá o tema dos Falsos Cognatos em Inglês, considerando a pronúncia, entonação e significado. Em seguida, apresente um texto em Inglês com diversos Falsos Cognatos para que os alunos identifiquem e discutam. O objetivo é que os estudantes compreendam a importância do tema para a interpretação de textos e para comunicação em inglês.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos, organizados em grupos, receberão como tarefa pesquisar e criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena, Que tal, usando exemplos práticos de Falsos Cognatos em situações cotidianas. O objetivo é estimular a pesquisa, criatividade e trabalho em equipe dos alunos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos modelos

    Os grupos apresentarão seus modelos da Dinâmica dos 3 Qs, com exemplos práticos dos Falsos Cognatos em situações cotidianas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, todos os grupos participarão de uma roda de discussão para comentarem sobre as diferenças entre os Falsos Cognatos e suas implicações na interpretação de textos e comunicação em inglês.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Incentive os alunos a registrarem as ideias-chave e conceitos aprendidos em sala de aula, por meio de tomada de notas e anotação dos exemplos práticos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Ao final, forneça um feedback aos alunos, incentivando o comprometimento com o aprendizado, a criatividade e trabalho em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos em compreender e identificar Falsos Cognatos em textos em Inglês.
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e clareza dos exemplos práticos para os Falsos Cognatos em situações cotidianas.
  • Participação e comprometimento na pesquisa e criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação e comprometimento na roda de discussão e tomada de notas.
  • Apresentação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs em Inglês.

Ações do professor

  • Introduzir o tema de forma clara e envolvente.
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre o desempenho e comprometimento.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente da roda de discussão e tomada de notas.
  • Realizar a apresentação do modelo em Inglês.