Falta de água no Brasil
Você sabe por que falta água no Brasil? Preste bastante atenção no vídeo dessa aula de Geografia para descobrir!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Você sabia que só 2,5% de toda água da Terra é doce e disponível pra consumo? Por isso que é importante fazer uso consciente e manutenção da água potável. Quais ações o poder público pode fazer pra garantir água para todas as pessoas?
Atividade completaA)
Melhorar o sistema de abastecimento e distribuição de água, proteger e recuperar as vegetações nas margens dos rios, nascentes e mananciais e investir na despoluição dos recursos hídricos.B) Manter o sistema de abastecimento e distribuição de água atual, proteger e recuperar as vegetações nas margens dos rios, nascentes e mananciais e combater o desmatamento.
C) Manter o sistema de abastecimento e distribuição de água, incentivar a retirada das vegetações nas margens dos rios, nascentes e mananciais e desestimular o reuso da água.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Design Thinking:
A falta de água no Brasil é um problema que afeta muitas regiões do país. A escassez de água pode ter diversas causas, como a falta de chuvas, o mau uso dos recursos hídricos e a poluição dos rios e lagos. É importante que os alunos compreendam a importância da água para a vida e reflitam sobre como podemos garantir o acesso a esse recurso essencial para todos. A metodologia utilizada nesta aula será o Design Thinking, que busca estimular a criatividade e a solução de problemas por meio da empatia e da colaboração.Atividade completa4. Design Sprint:
A falta de água é um problema cada vez mais comum em diversas regiões do Brasil. Esse tema é de extrema importância, pois a água é um recurso essencial para a vida e sua escassez pode trazer consequências graves para o meio ambiente e para a sociedade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam desenvolver um template com 5 etapas para discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Para contextualizar o tema, podemos trazer exemplos práticos como a crise hídrica em São Paulo em 2014 e a seca no Nordeste brasileiro.Atividade completa5. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A água é um recurso fundamental para a vida e para o desenvolvimento humano. Infelizmente, no Brasil, a falta de água é uma realidade em muitas regiões, o que pode causar sérios problemas sociais, econômicos e ambientais. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.Atividade completa6. Gamificação:
A água é um recurso natural indispensável para a vida humana e para o desenvolvimento econômico de um país. No entanto, o Brasil enfrenta uma grave crise hídrica em diversas regiões, o que tem gerado impactos negativos na qualidade de vida da população e na produção de alimentos. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que aborde a falta de água no Brasil, seus desafios e soluções possíveis, utilizando a metodologia ativa de Gamificação. Para isso, é importante que os alunos compreendam a importância da água e dos recursos hídricos da América Latina, bem como os desafios relacionados à sua gestão e comercialização.Atividade completa7. Rotação por estações:
A falta de água é um problema que afeta muitas regiões do Brasil e do mundo. É importante que os estudantes compreendam a importância da gestão e preservação dos recursos hídricos para garantir a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam criar e desenvolver atividades relacionadas ao tema. Serão abordados os principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
A falta de água é um tema que tem sido cada vez mais discutido na sociedade, especialmente no Brasil, onde a escassez de água é uma realidade em muitas regiões. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos desenvolvam um mapa conceitual sobre a falta de água no Brasil. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a falta de água pode afetar o cotidiano dos estudantes, como a falta de água para tomar banho, lavar roupas, cozinhar e até mesmo para beber. Também podemos comentar sobre a importância da água para o meio ambiente e para a economia do país.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: