Aula sobre Falta De Agua No Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A falta de água é um problema cada vez mais comum em diversas regiões do Brasil. Esse tema é de extrema importância, pois a água é um recurso essencial para a vida e sua escassez pode trazer consequências graves para o meio ambiente e para a sociedade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam desenvolver um template com 5 etapas para discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água. Para contextualizar o tema, podemos trazer exemplos práticos como a crise hídrica em São Paulo em 2014 e a seca no Nordeste brasileiro.

  1. Etapa 1 - Entender

    Comece a aula com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre a falta de água no Brasil e quais são as principais causas e consequências desse problema. Em seguida, apresente um vídeo ou texto que traga mais informações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Peça aos grupos que elaborem um mapa mental sobre a falta de água no Brasil, destacando as principais causas e consequências desse problema.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Em seguida, cada grupo deve apresentar seu mapa mental para a turma e juntos devem decidir quais são as principais causas e consequências da falta de água no Brasil.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Agora, os alunos devem pensar em soluções para a gestão e comercialização da água no Brasil. Cada grupo deve elaborar um projeto que apresente soluções para a falta de água no país.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu projeto para a turma e todos juntos devem discutir as soluções apresentadas e decidir qual projeto é o mais viável para ser implementado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula com uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a falta de água no Brasil
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaboração
  • Promover a reflexão sobre a importância da gestão e comercialização da água no Brasil
  • Desenvolver a habilidade de apresentação em público

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo
  • Qualidade do mapa mental e do projeto apresentado
  • Coerência e viabilidade das soluções apresentadas
  • Clareza na apresentação oral
  • Capacidade de argumentação e defesa do projeto apresentado

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo
  • Orientar os alunos na elaboração do mapa mental e do projeto
  • Estimular a reflexão e o debate durante a apresentação dos projetos
  • Avaliar e fornecer feedback para cada grupo

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo
  • Elaborar um mapa mental de qualidade
  • Pensar em soluções criativas e viáveis para a gestão e comercialização da água no Brasil
  • Apresentar o projeto de forma clara e objetiva
  • Participar do debate e reflexão sobre os projetos apresentados pelos demais grupos