Aula sobre Falta De Agua No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A falta de água no Brasil é um problema que afeta muitas regiões do país. A escassez de água pode ter diversas causas, como a falta de chuvas, o mau uso dos recursos hídricos e a poluição dos rios e lagos. É importante que os alunos compreendam a importância da água para a vida e reflitam sobre como podemos garantir o acesso a esse recurso essencial para todos. A metodologia utilizada nesta aula será o Design Thinking, que busca estimular a criatividade e a solução de problemas por meio da empatia e da colaboração.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da água para a vida. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências em relação à falta de água em suas regiões ou apresentar algum fato que tenha conhecimento.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e orientados a criar um mapa de empatia sobre a falta de água no Brasil. Cada grupo deverá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar de outras pessoas e compreender suas necessidades e desafios relacionados à falta de água.

  3. Etapa 3 - Identificação de problemas

    Com base no mapa de empatia, cada grupo deverá identificar os principais problemas relacionados à falta de água no Brasil. Os alunos deverão discutir em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Cada grupo deverá realizar um brainstorming para encontrar soluções para os problemas identificados na etapa anterior. Os alunos deverão apresentar suas ideias para a turma.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Os grupos deverão criar um protótipo de uma solução para um dos problemas identificados. Os alunos poderão utilizar materiais disponíveis em sala de aula para criar um modelo da solução proposta.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deverá apresentar sua solução para a turma. Os alunos deverão explicar como a solução proposta pode ajudar a resolver o problema identificado.

  7. Etapa 7 - Discussão e reflexão

    Ao final das apresentações, os alunos deverão discutir e refletir sobre as soluções propostas. Estimule a reflexão sobre a importância da água e como podemos garantir o acesso a esse recurso essencial para todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estimular a criatividade e a solução de problemas por meio da empatia e da colaboração.
  • Refletir sobre a importância da água e como podemos garantir o acesso a esse recurso essencial para todos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Identificação clara dos problemas relacionados à falta de água no Brasil.
  • Criatividade e originalidade na proposta de soluções.
  • Apresentação clara e objetiva da solução proposta.
  • Reflexão sobre a importância da água e como podemos garantir o acesso a esse recurso essencial para todos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da água para a vida.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a criatividade e a solução de problemas por meio do brainstorming.
  • Auxiliar os alunos na prototipagem das soluções propostas.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da água e como podemos garantir o acesso a esse recurso essencial para todos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Identificar claramente os problemas relacionados à falta de água no Brasil.
  • Propor soluções criativas e originais para os problemas identificados.
  • Criar um protótipo da solução proposta.
  • Refletir sobre a importância da água e como podemos garantir o acesso a esse recurso essencial para todos.