Aula sobre Falta De Agua No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A água é um recurso fundamental para a vida e para o desenvolvimento humano. Infelizmente, no Brasil, a falta de água é uma realidade em muitas regiões, o que pode causar sérios problemas sociais, econômicos e ambientais. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC) e apresentando o tema "Falta de água no Brasil". Contextualize o tema apresentando a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um subtema para pesquisar e preparar argumentos. Os subtemas são: Aquífero Guarani, Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco, sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes.

  4. Etapa 4 - Debate

    O grupo defensor apresentará seus argumentos a favor da gestão e comercialização da água, enquanto o grupo opositor apresentará seus argumentos contra. A banca julgadora avaliará os argumentos e fará perguntas aos grupos. O grupo de observadores observará e anotará pontos importantes para a discussão final.

  5. Etapa 5 - Discussão final

    Conduza uma discussão final com a participação de todos os grupos. Os alunos poderão fazer perguntas e apresentar novos argumentos. O objetivo é chegar a uma conclusão sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Após a discussão, realize uma sistematização pontuando os principais assuntostrabalhados nesta aula. Para uma melhor compreensão, utilize a lousa ou flip-chart.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula com uma análise em grupo sobre a pertinência da metodologia desenvolvida para o aprendizado do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e argumentação dos alunos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os grupos.
  • Promover a reflexão sobre a importância dos recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à sua gestão e comercialização.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Uso de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora.
  • Contribuição para a discussão final.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia MDC e as regras do debate.
  • Orientar os grupos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Conduzir o debate e fazer perguntas à banca julgadora e aos grupos.
  • Sintetizar os principais pontos discutidos na conclusão.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na pesquisa e na preparação dos argumentos.
  • Apresentar argumentos claros e coerentes.
  • Responder às perguntas da banca julgadora de forma objetiva e fundamentada.
  • Contribuir para a discussão final com novos argumentos e reflexões.
  • Colaborar com os outros membros do grupo e respeitar as regras do debate.