Aula sobre Falta De Agua No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A falta de água é um problema que afeta muitas regiões do Brasil e do mundo. É importante que os estudantes compreendam a importância da gestão e preservação dos recursos hídricos para garantir a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade do planeta. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações para que os alunos possam criar e desenvolver atividades relacionadas ao tema. Serão abordados os principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa, questionando os alunos sobre a importância da água e como eles acham que o Brasil está lidando com a falta de água. Apresente um vídeo ou uma imagem que mostra a escassez de água em algumas regiões do país.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 3 alunos, cada um deverá se dirigir a uma estação.

  3. Etapa 3 - Orientação sobre a metodologia

    Oriente os alunos a respeito da metodologia que será desenvolvida, explicando que os alunos irão estudar a partir de circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.

  4. Etapa 4 - Estação 1 - Aquífero Guarani

    Os alunos da estação 1 receberão um texto sobre o Aquífero Guarani e deverão responder a algumas questões relacionadas ao tema, como a importância do aquífero para a região e como ele está sendo utilizado. Disponibilize um mapa para que os alunos possam localizar o aquífero.

  5. Etapa 5 - Estação 2 - Bacias do rio da Prata, do Amazonas e do Orinoco

    Os alunos da estação 2 receberão um mapa da América Latina e deverão localizar as bacias dos rios da Prata, Amazonas e Orinoco. Em seguida, deverão responder a algumas questões sobre a importância dessas bacias para a região e quais são os desafios relacionados à gestão da água nessas áreas.

  6. Etapa 6 - Estação 3 - Sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes

    Os alunos da estação 3 receberão um texto sobre os sistemas de nuvens na Amazônia e nos Andes e deverão responder a algumas questões sobre a importância desses sistemas para a região e quais são os desafios relacionados à gestão da água nessas áreas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Para concluir essa aula, conduza uma discussão sobre as atividades realizadas nas estações. Oriente os alunos a compartilhar o que aprenderam e como as atividades ajudaram a compreender melhor o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de análise e compreensão dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Estímulo à criatividade e participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolvimento da habilidade de pesquisa e leitura crítica de textos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Compreensão dos principais recursos hídricos da América Latina.
  • Habilidade de análise e interpretação dos textos apresentados.
  • Utilização correta dos mapas e informações apresentadas.
  • Criatividade na elaboração das respostas.

Ações do professor

  • Conduzir a roda de conversa inicial.
  • Disponibilizar os materiais necessários para as atividades nas estações.
  • Orientar os alunos sobre as atividades a serem realizadas.
  • Conduzir a discussão final sobre as atividades realizadas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa inicial.
  • Realizar as atividades propostas nas estações.
  • Compartilhar o que aprendeu com os colegas na discussão final.
  • Utilizar corretamente os mapas e informações apresentadas.
  • Elaborar respostas criativas e bem fundamentadas.