Aula sobre Falta De Agua No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A falta de água é um tema que tem sido cada vez mais discutido na sociedade, especialmente no Brasil, onde a escassez de água é uma realidade em muitas regiões. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos desenvolvam um mapa conceitual sobre a falta de água no Brasil. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a falta de água pode afetar o cotidiano dos estudantes, como a falta de água para tomar banho, lavar roupas, cozinhar e até mesmo para beber. Também podemos comentar sobre a importância da água para o meio ambiente e para a economia do país.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia será aplicada. Os alunos devem ser informados sobre a ideia central do mapa conceitual que será desenvolvido ao longo da aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Em casa, os alunos devem pesquisar sobre a falta de água no Brasil e selecionar informações relevantes para o mapa conceitual. Disponibilize materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens.

  3. Etapa 3 - Organização das informações

    Na próxima aula, os alunos devem organizar as informações coletadas em um mapa conceitual, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie na organização das informações e na elaboração do mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as informações apresentadas nos mapas conceituais e identificar as principais causas e consequências da falta de água no Brasil.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual e explicar as informações apresentadas. Estimule a participação de todos os alunos na apresentação.

  6. Etapa 6 - Debate em sala de aula

    Após as apresentações, promova um debate em sala de aula sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da água e sobre como podem contribuir para a preservação desse recurso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
  • Estimular a pesquisa e a organização das informações em um mapa conceitual.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e organização das informações no mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual desenvolvido pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo e no debate em sala de aula.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre a importância da água e sobre como podem contribuir para a preservação desse recurso.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia será aplicada.
  • Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
  • Auxiliar na organização das informações e na elaboração do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e no debate em sala de aula.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a falta de água no Brasil e selecionar informações relevantes para o mapa conceitual.
  • Organizar as informações em um mapa conceitual, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala de aula.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre a importância da água e sobre como podem contribuir para a preservação desse recurso.