Aula sobre Falta De Agua No Brasil
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A falta de água é um tema que tem sido cada vez mais discutido na sociedade, especialmente no Brasil, onde a escassez de água é uma realidade em muitas regiões. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos desenvolvam um mapa conceitual sobre a falta de água no Brasil. Para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos de como a falta de água pode afetar o cotidiano dos estudantes, como a falta de água para tomar banho, lavar roupas, cozinhar e até mesmo para beber. Também podemos comentar sobre a importância da água para o meio ambiente e para a economia do país.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como a metodologia será aplicada. Os alunos devem ser informados sobre a ideia central do mapa conceitual que será desenvolvido ao longo da aula.Etapa 2 - Pesquisa
Em casa, os alunos devem pesquisar sobre a falta de água no Brasil e selecionar informações relevantes para o mapa conceitual. Disponibilize materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens.Etapa 3 - Organização das informações
Na próxima aula, os alunos devem organizar as informações coletadas em um mapa conceitual, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie na organização das informações e na elaboração do mapa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre as informações apresentadas nos mapas conceituais e identificar as principais causas e consequências da falta de água no Brasil.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual e explicar as informações apresentadas. Estimule a participação de todos os alunos na apresentação.Etapa 6 - Debate em sala de aula
Após as apresentações, promova um debate em sala de aula sobre a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da água e sobre como podem contribuir para a preservação desse recurso.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância dos principais recursos hídricos da América Latina e discutir os desafios relacionados à gestão e comercialização da água.
- Estimular a pesquisa e a organização das informações em um mapa conceitual.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e organização das informações no mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual desenvolvido pelos alunos.
- Participação dos alunos na discussão em grupo e no debate em sala de aula.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Reflexão crítica dos alunos sobre a importância da água e sobre como podem contribuir para a preservação desse recurso.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia será aplicada.
- Disponibilizar materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
- Auxiliar na organização das informações e na elaboração do mapa conceitual.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e no debate em sala de aula.
- Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a falta de água no Brasil e selecionar informações relevantes para o mapa conceitual.
- Organizar as informações em um mapa conceitual, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala de aula.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Refletir criticamente sobre a importância da água e sobre como podem contribuir para a preservação desse recurso.