Fases da Lua
Nesta aula de Ciências vamos conhecer as quatro fases da Lua. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Qual é o nome da fase da Lua quando seu lado visível da Terra fica totalmente iluminado pelo Sol?
Atividade completaA)
Lua nova.B) Lua cheia.
C) Quarto crescente.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Cultura Maker:
As fases da Lua são um fenômeno natural observável facilmente no nosso dia a dia. É comum que muitas pessoas já tenham visto a Lua cheia, minguante, crescente ou nova, mas nem sempre sabem exatamente como essas fases ocorrem. Vamos explorar a relação entre o Sol, a Terra e a Lua para entender como ocorrem as fases da Lua e os eclipses.Atividade completa4. Design Sprint:
As fases da Lua são um fenômeno natural observável a olho nu que desperta curiosidade em muitas pessoas. É importante entendermos como ocorrem as fases da Lua para compreendermos a dinâmica do sistema Solar-Terra-Lua e como isso afeta o nosso planeta. Além disso, este tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, na agricultura, onde as fases da Lua são utilizadas para determinar o melhor momento para plantar e colher.será utilizada a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam construir o seu próprio conhecimento sobre as fases da Lua, por meio de uma abordagem prática e colaborativa.Atividade completaDesign Sprint
5. Gamificação:
As fases da Lua são um assunto fascinante e muito importante para a compreensão da astronomia. Saber como elas ocorrem é essencial para entendermos como o nosso satélite natural se comporta e como isso afeta a vida na Terra. Além disso, é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois todos nós já olhamos para o céu e vimos a Lua em diferentes fases. Nesta aula, vamos trabalhar o tema de forma lúdica e envolvente, utilizando a metodologia ativa de gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que ajude a explicar as fases da Lua e a justificar sua ocorrência.Atividade completaGamificação
6. Sala de Aula Invertida:
O tema Fases da Lua é muito presente no cotidiano dos estudantes, pois pode ser observado a olho nu no céu em diferentes momentos do mês. É importante que os alunos entendam como funciona o movimento da Lua em relação à Terra e ao Sol para compreenderem as diferentes fases. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver as ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos terão acesso a conteúdos prévios antes da aula e a aula será focada na construção do mapa conceitual.Atividade completaSala de Aula Invertida
7. Rotação por estações:
A Lua é um dos objetos celestes mais fascinantes e que mais chamam a atenção dos seres humanos. Os ciclos da Lua influenciam muitos aspectos da vida cotidiana, desde a maré até as colheitas. Na aula de hoje, vamos explorar as fases da Lua e entender como elas ocorrem. Vamos trabalhar de forma ativa, dividindo a turma em grupos que irão realizar diferentes atividades relacionadas ao tema. O objetivo é que os alunos compreendam a relação entre a posição da Lua, da Terra e do Sol para que possam justificar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses.Atividade completaRotação por estações
8. Modelo de Debate Crítico (MDC):
As fases da Lua são um fenômeno fascinante e podem ser observadas a olho nu em qualquer lugar do mundo. A Lua é um satélite natural da Terra e sua aparência muda ao longo de um período de cerca de 29 dias. É importante entendermos como as fases da Lua ocorrem, pois isso nos ajuda a entender outros fenômenos astronômicos, como os eclipses. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos serão desafiados a justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.Atividade completaModelo de Debate Crítico (MDC)
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: