Aula sobre Fases Da Lua

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As fases da Lua são um fenômeno natural observável facilmente no nosso dia a dia. É comum que muitas pessoas já tenham visto a Lua cheia, minguante, crescente ou nova, mas nem sempre sabem exatamente como essas fases ocorrem. Vamos explorar a relação entre o Sol, a Terra e a Lua para entender como ocorrem as fases da Lua e os eclipses.

  1. Etapa 1 - Problema

    Introduzir o tema, perguntando aos alunos se eles já observaram as fases da Lua e se sabem como elas ocorrem. Em seguida, apresentar um problema: "Por que a Lua apresenta diferentes fases durante o mês?". Os alunos irão discutir em grupo possíveis respostas para o problema.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos irão pesquisar em livros e na internet informações sobre as fases da Lua e como elas ocorrem. Em grupo, irão discutir e anotar as principais informações encontradas.

  3. Etapa 3 - Solução

    Com as informações coletadas, os alunos irão criar um diário de bordo, contendo as etapas do projeto: problema, geração de alternativas e solução. Cada grupo irá criar um modelo de como as fases da Lua ocorrem, utilizando materiais como argila, papel, cartolina, entre outros. Auxilie os alunos no desenvolvimento dos modelos.

  4. Etapa 4 - Observação da Lua

    Os alunos irão observar a Lua no céu em diferentes fases, registrando em seus diários de bordo as características de cada fase.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus modelos e discutir em conjunto como as fases da Lua ocorrem, levando em consideração as informações coletadas e as observações realizadas.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos irão criar uma apresentação em grupo para ser apresentada aos colegas de turma, explicando como ocorrem as fases da Lua e os eclipses. Eles podem utilizar seus modelos e diários de bordo para apoiar a apresentação.

  7. Etapa 7 - Feedback e avaliação

    Avaliar as apresentações e dar feedbacks aos alunos sobre o trabalho realizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e registro de informações
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade de construção de modelos explicativos

Critérios de avaliação

  • Qualidade do modelo criado pelos alunos
  • Participação e engajamento dos alunos durante as etapas do projeto
  • Qualidade da apresentação feita pelos alunos

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar o problema
  • Auxiliar os alunos na pesquisa e no desenvolvimento dos modelos
  • Avaliar as apresentações dos alunos e dar feedbacks

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para discutir e pesquisar sobre o tema
  • Criar um modelo explicativo sobre as fases da Lua
  • Apresentar em grupo a solução encontrada e explicar como ocorrem as fases da Lua e os eclipses.