Aula sobre Fases Da Lua

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As fases da Lua são um fenômeno natural observável a olho nu que desperta curiosidade em muitas pessoas. É importante entendermos como ocorrem as fases da Lua para compreendermos a dinâmica do sistema Solar-Terra-Lua e como isso afeta o nosso planeta. Além disso, este tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, na agricultura, onde as fases da Lua são utilizadas para determinar o melhor momento para plantar e colher.será utilizada a metodologia ativa Design Sprint para que os alunos possam construir o seu próprio conhecimento sobre as fases da Lua, por meio de uma abordagem prática e colaborativa.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    No início da aula, apresente aos alunos o conceito de fases da Lua, explicando o que são e como ocorrem e como o ser humano vem estudando este fenômeno natural há séculos. Em seguida, os alunos deverão levantar hipóteses sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um modelo de Design Sprint com as 5 etapas: Entender, Esboçar, Decidir, Prototipar e Testar. Eles deverão criar um esboço do projeto e discutir em grupo.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos deverão escolher qual será o foco do projeto e como irão abordar o tema das fases da Lua, bem como justificar suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos criarão um protótipo do projeto, utilizando materiais disponíveis em sala de aula ou em casa. Eles deverão trabalhar em equipe e testar suas ideias.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar o seu projeto para a turma e avaliar o resultado. Eles deverão discutir em grupo sobre o que aprenderam e como poderiam melhorar o projeto.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma breve revisão dos tópicos mais relevantes que foram abordados e forneça feedbacks construtivos acerca dos trabalhos, se necessários, peça para corrigirem os pontos a serem melhorados, como forma de se aprofundarem mais no tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e criação de modelos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de justificar ideias e escolhas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Capacidade de justificar ideias e escolhas;
  • Coerência entre o projeto e o tema proposto.

Ações do professor

  • Explicar o conceito de fases da Lua de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo;
  • Avaliar as ideias e projetos dos alunos de forma coerente e justa.

Ações do aluno

  • Levantar hipóteses e participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um modelo de Design Sprint com as 5 etapas;
  • Trabalhar em equipe para criar um protótipo do projeto.