Aula sobre Fases Da Lua

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As fases da Lua são um assunto fascinante e muito importante para a compreensão da astronomia. Saber como elas ocorrem é essencial para entendermos como o nosso satélite natural se comporta e como isso afeta a vida na Terra. Além disso, é um tema muito presente em nosso cotidiano, pois todos nós já olhamos para o céu e vimos a Lua em diferentes fases. Nesta aula, vamos trabalhar o tema de forma lúdica e envolvente, utilizando a metodologia ativa de gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que ajude a explicar as fases da Lua e a justificar sua ocorrência.

Gamificação


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são as fases da Lua e como elas ocorrem. É importante utilizar recursos visuais, como imagens ou vídeos, para ajudar na compreensão dos alunos.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Apresente a metodologia de gamificação e explique que serão desafiados a criar um jogo sobre as fases da Lua. Nesta etapa, é importante fornecer exemplos de jogos educativos para inspirar os alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar um mapa de registro contendo os campos “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Esquema de Recompensas” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Oriente os alunos na criação do mapa e forneça feedbacks construtivos.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos devem criar o jogo utilizando a plataforma escolhida pelo professor (tabuleiro, cartas, online, etc.). É importante que o professor esteja disponível para tirar dúvidas e dar suporte aos alunos durante a criação do jogo.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os alunos devem testar o jogo criado pelos colegas e avaliar se ele é engajador e eficiente na explicação das fases da Lua. Oriente os alunos na avaliação e forneça feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre os jogos criados e escolher o que eles consideram o melhor. Auxilie a discussão e incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Finalize a aula fazendo uma reflexão sobre a importância do tema e como a metodologia de gamificação pode tornar o aprendizado mais divertido e eficiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a criatividade e a inovação dos alunos na criação de jogos educativos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as fases da Lua através da construção de modelos.
  • Fomentar a cooperação e a colaboração entre os alunos durante a criação dos jogos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Eficiência na explicação das fases da Lua.
  • Engajamento dos jogadores durante a partida.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro e do jogo.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.
  • Mediar a discussão em grupo sobre os jogos criados.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Criar o jogo utilizando a plataforma escolhida pelo professor.
  • Testar o jogo criado pelos colegas e avaliar sua eficiência na explicação das fases da Lua.