Aula sobre Fases Da Lua

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As fases da Lua são um fenômeno fascinante e podem ser observadas a olho nu em qualquer lugar do mundo. A Lua é um satélite natural da Terra e sua aparência muda ao longo de um período de cerca de 29 dias. É importante entendermos como as fases da Lua ocorrem, pois isso nos ajuda a entender outros fenômenos astronômicos, como os eclipses. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos serão desafiados a justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Faça também uma breve explicação sobre o que são as fases da Lua e como elas ocorrem.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e os grupos deverão discutir o que sabem sobre as fases da Lua. Circule pela sala para ajudar e orientar os grupos.

  3. Etapa 3 - Construção de modelos

    Cada grupo irá construir um modelo da Terra, Lua e Sol utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Eles deverão posicionar os astros de forma a representar as posições relativas que geram as diferentes fases da Lua.

  4. Etapa 4 - Observação da Lua

    Os alunos irão observar a Lua no céu utilizando binóculos ou telescópios disponíveis em sala de aula. Eles deverão registrar as observações em seus cadernos.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Cada grupo deverá apresentar seu modelo e explicar como as fases da Lua ocorrem. Em seguida, será aberto um debate em que os alunos poderão questionar, criticar e complementar as informações apresentadas pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar a compreensão do tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma breve síntese do que foi discutido e explicando como a compreensão das fases da Lua pode ser aplicada em outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e registro de informações;
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação;
  • Desenvolver a habilidade de construir modelos e representações para compreender fenômenos;
  • Promover a compreensão de fenômenos astronômicos e sua relação com o cotidiano;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das fases da Lua e dos fenômenos relacionados;
  • Habilidade de construir modelos e representações;
  • Capacidade de observação e registro de informações;
  • Participação no debate crítico;
  • Trabalho em grupo e colaboração.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na construção dos modelos;
  • Estimular a participação no debate crítico;
  • Fazer intervenções pedagógicas para corrigir conceitos equivocados;
  • Incentivar a observação e registro de informações;
  • Fazer sínteses e conexões entre os diferentes momentos da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico;
  • Construir modelos e representações para compreender os fenômenos;
  • Observar e registrar informações;
  • Trabalhar em grupo e colaborar;
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.