Aula sobre Fases Da Lua
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O tema Fases da Lua é muito presente no cotidiano dos estudantes, pois pode ser observado a olho nu no céu em diferentes momentos do mês. É importante que os alunos entendam como funciona o movimento da Lua em relação à Terra e ao Sol para compreenderem as diferentes fases. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver as ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos terão acesso a conteúdos prévios antes da aula e a aula será focada na construção do mapa conceitual.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Pré-aula
Força aos alunos previamente à aula um vídeo explicativo sobre as fases da Lua e por meio de um questionário de levantamento prévio, responderão a algumas questões para avaliar o entendimento prévio do assunto.Etapa 2 - Introdução
Faça uma breve revisão sobre o movimento da Lua em relação à Terra e ao Sol. Explique como se desenvolveram os estudos ao longo dos séculos passados e quem forneceu as principais contribuições para o conhecimento atual da humanidade.Etapa 3 - Construção do mapa conceitual
Divida os alunos em grupos, que terão como objetivo criar um mapa conceitual sobre as fases da Lua, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Para isso, dêacesso a diferentes materiais como livros, sites e vídeos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a construção do mapa, os grupos irão apresentar e discutir suas ideias com a turma.Etapa 5 - Observação da Lua
Faça com a turma, uma observação da Lua no céu e peça para registrarem suas observações em um diário de bordo. Se tal observação não for possível, utilize recursos digitais como o aplicativo Stellarium para facilitar o aspecto lúdico desta aula.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos alunos e destaque a importância da observação e do entendimento das fases da Lua para a compreensão do universo.Etapa 7 - Pós-aula
Forneça aos alunos um questionário para avaliar o aprendizado sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover a construção do conhecimento pelos alunos.
- Desenvolver a habilidade de observação e registro de informações.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração na construção do mapa conceitual.
- Qualidade e clareza das informações apresentadas no mapa conceitual.
- Observação e registro adequado das informações sobre a Lua.
Ações do professor
- Orientar e auxiliar os alunos na construção do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Fazer sínteses e conexões entre as ideias apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na construção do mapa conceitual.
- Observar e registrar informações sobre a Lua.
- Apresentar e discutir suas ideias com a turma.