Aula sobre Fases Da Lua

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema Fases da Lua é muito presente no cotidiano dos estudantes, pois pode ser observado a olho nu no céu em diferentes momentos do mês. É importante que os alunos entendam como funciona o movimento da Lua em relação à Terra e ao Sol para compreenderem as diferentes fases. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver as ideias centrais e sub-ideias sobre o tema. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos terão acesso a conteúdos prévios antes da aula e a aula será focada na construção do mapa conceitual.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Força aos alunos previamente à aula um vídeo explicativo sobre as fases da Lua e por meio de um questionário de levantamento prévio, responderão a algumas questões para avaliar o entendimento prévio do assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve revisão sobre o movimento da Lua em relação à Terra e ao Sol. Explique como se desenvolveram os estudos ao longo dos séculos passados e quem forneceu as principais contribuições para o conhecimento atual da humanidade.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Divida os alunos em grupos, que terão como objetivo criar um mapa conceitual sobre as fases da Lua, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Para isso, dêacesso a diferentes materiais como livros, sites e vídeos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a construção do mapa, os grupos irão apresentar e discutir suas ideias com a turma.

  5. Etapa 5 - Observação da Lua

    Faça com a turma, uma observação da Lua no céu e peça para registrarem suas observações em um diário de bordo. Se tal observação não for possível, utilize recursos digitais como o aplicativo Stellarium para facilitar o aspecto lúdico desta aula.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das ideias apresentadas pelos alunos e destaque a importância da observação e do entendimento das fases da Lua para a compreensão do universo.

  7. Etapa 7 - Pós-aula

    Forneça aos alunos um questionário para avaliar o aprendizado sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Promover a construção do conhecimento pelos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de observação e registro de informações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração na construção do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Observação e registro adequado das informações sobre a Lua.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fazer sínteses e conexões entre as ideias apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na construção do mapa conceitual.
  • Observar e registrar informações sobre a Lua.
  • Apresentar e discutir suas ideias com a turma.