Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Comercial

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, vamos estudar as fases do capitalismo, começando pelo capitalismo comercial. O capitalismo é um sistema econômico que teve origem na Europa no século XV e se expandiu pelo mundo ao longo dos séculos. O capitalismo comercial foi a primeira fase deste sistema, caracterizada pelo comércio de produtos entre países e pela acumulação de riquezas por meio do comércio. Para entender melhor este tema, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em criar um modelo de 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que os alunos possam analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o que é o capitalismo comercial e suas características. Apresente exemplos de produtos que eram comercializados na época, como especiarias, tecidos e metais preciosos. Em seguida, explique o que é a metodologia Design Sprint e como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo elabore um esboço do que foi entendido na etapa anterior. Os alunos podem fazer desenhos, mapas mentais ou escrever em post-its.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu esboço para a turma e, em conjunto, decidir qual será o modelo de modelo a ser utilizado na etapa seguinte. Oriente a discussão e ajude os grupos a chegar a um consenso.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o modelo definido, os grupos devem começar a preencher cada etapa com informações sobre o capitalismo comercial. Por exemplo, na etapa "Entender", podem colocar informações sobre as origens do capitalismo comercial e seus principais personagens históricos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus modelos para a turma e, em conjunto, discutir sobre as informações apresentadas. Incentive a participação de todos os alunos e ajude a esclarecer as dúvidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos irão discutir sobre os critérios de avaliação criados e fazer a avaliação de cada integrante do grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a dinâmica da aula e pergunte aos alunos o que eles aprenderam, fazendo um registro dessa aprendizagem e como aprofundar o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de fatos históricos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do modelo elaborado pelos grupos.
  • Capacidade de análise e interpretação dos fatos históricos apresentados.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema e a metodologia utilizada.
  • Orientar a discussão e ajudar os grupos a chegar a um consenso.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e esclarecer dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.