Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Comercial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos aprender sobre as fases do capitalismo, começando pelo capitalismo comercial. O capitalismo é um sistema econômico que influencia a vida de todos nós, pois está presente em diversos aspectos do nosso cotidiano. É importante entender como ele funciona e como surgiu. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. Assim, os estudantes serão estimulados a pensar sobre o tema e a relacioná-lo com suas próprias experiências.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o capitalismo comercial. Peça para que os alunos criem uma lista de palavras que eles associam com o termo "capitalismo". Peça que elaborem um glossário. Divida a turma em grupos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos, em grupos, irão criar um mapa de empatia sobre o capitalismo comercial. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de pessoas que vivem em uma sociedade capitalista e percebam como isso afeta suas vidas. Para isso, oriente a criação de uma persona, ou personagem fictício.

  3. Etapa 3 - apresentação e discussão

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia para a turma. Após as apresentações a turma irá discutir suas percepções sobre o capitalismo comercial a partir dos mapas de empatia apresentados. Estimule a discussão e faça perguntas para que os alunos reflitam sobre o tema. Organize o tempo das apresentações.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos de como o capitalismo comercial funcionou na sociedade, como a exploração do trabalho, a concentração de riqueza, e as relações entre os países.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos irão se reunir novamente em grupos e criar um painel sobre o capitalismo comercial, utilizando imagens, textos e gráficos. O objetivo é que eles apresentem as informações de forma clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos painéis

    Cada grupo irá apresentar seu painel para a turma, explicando as informações contidas nele e respondendo a perguntas dos colegas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, ressaltando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo."
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos sobre o sistema capitalista.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em sala de aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade do painel criado pelos grupos.
  • Capacidade de apresentar informações de forma clara e objetiva.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer perguntas que estimulem o pensamento crítico e reflexivo dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os grupos na criação do painel.
  • Estimular a apresentação dos painéis de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em sala de aula.
  • Criar um mapa de empatia sobre uma persona do capitalismo comercial.
  • Discutir em grupo as percepções sobre o tema.
  • Criar um painel sobre o capitalismo comercial.
  • Apresentar o painel de forma clara e objetiva para a turma.