Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Comercial

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos aprender sobre as fases do capitalismo, começando pelo capitalismo comercial. O capitalismo comercial surgiu na Europa no final da Idade Média e se caracterizou pela acumulação de riquezas através do comércio de produtos. Vamos entender como a economia mundial se transformou ao longo do tempo e como o capitalismo se tornou a forma dominante de organização econômica. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa de Gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que explique as fases do capitalismo, seus objetivos e desafios.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, explicando o que é o capitalismo comercial e como ele se desenvolveu. Utilize mapas e imagens para ilustrar a apresentação.

  2. Etapa 2 - Introdução à Gamificação

    Explique a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o jogador e quais aprendizagens serão desenvolvidas.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Com base no mapa de registro, os alunos irão desenvolver o jogo em grupo. Organize os materiais necessários, como papel, lápis de cor e canetas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como funciona e quais são seus objetivos e desafios. Organize novos grupos e estipule um tempo para experimentarem os jogos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir sobre as fases do capitalismo e como elas foram representadas nos jogos.

  7. Etapa 7 - Conclusão e avaliação

    Faça a conclusão da aula e avalie o desempenho dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre as fases do capitalismo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa de Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro.
  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Habilidade de análise dos alunos sobre as fases do capitalismo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Explicar a metodologia de Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Fornecer orientação e suporte aos alunos durante a criação do mapa de registro e desenvolvimento do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para criar o mapa de registro e desenvolver o jogo.
  • Utilizar a criatividade para elaborar um jogo envolvente e didático.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as fases do capitalismo.