Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Comercial

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos explorar as fases do capitalismo, começando pelo capitalismo comercial. Essa fase foi marcada pela expansão marítima europeia, que possibilitou o comércio de especiarias, metais preciosos e escravos. É importante entender como essa fase do capitalismo surgiu e como ela impactou a economia, a sociedade e o meio ambiente. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o objetivo da aula. Faça uma roda de conversa com os alunos e veja o que eles já sabem sobre o capitalismo comercial. Divida-os em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo receberá um texto sobre o capitalismo comercial para ler e discutir. Em seguida, eles terão que criar uma lista com as principais características dessa fase do capitalismo. Forneça textos com diferentes perspectivas do assunto para ampliar o debate.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os grupos terão que apresentar e discutir suas listas com as principais características do capitalismo comercial para a turma. Oriente os alunos a criar um consenso sobre o que deve ser incluído na lista final. Estimule o debate e controle o tempo das apresentações.

  4. Etapa 4 - Síntese

    Faça uma síntese das listas e discussão com as principais características do capitalismo comercial. Estimule os alunos a tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos irão discutir sobre os critérios de avaliação criados e fazer a avaliação de cada integrante do grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a dinâmica da aula e pergunte aos alunos o que eles aprenderam, fazendo um registro dessa aprendizagem e como aprofundar o aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um modelo de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Identificação das principais características do capitalismo comercial.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Criação de um modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Mediar a discussão durante o debate em grupo.
  • Estimular a criação do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Ler e discutir um texto sobre o capitalismo comercial.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.