Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Comercial
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos explorar as fases do capitalismo, começando pelo capitalismo comercial. Essa fase foi marcada pela expansão marítima europeia, que possibilitou o comércio de especiarias, metais preciosos e escravos. É importante entender como essa fase do capitalismo surgiu e como ela impactou a economia, a sociedade e o meio ambiente. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique o objetivo da aula. Faça uma roda de conversa com os alunos e veja o que eles já sabem sobre o capitalismo comercial. Divida-os em grupos de 4 ou 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Cada grupo receberá um texto sobre o capitalismo comercial para ler e discutir. Em seguida, eles terão que criar uma lista com as principais características dessa fase do capitalismo. Forneça textos com diferentes perspectivas do assunto para ampliar o debate.Etapa 3 - Debate em grupo
Os grupos terão que apresentar e discutir suas listas com as principais características do capitalismo comercial para a turma. Oriente os alunos a criar um consenso sobre o que deve ser incluído na lista final. Estimule o debate e controle o tempo das apresentações.Etapa 4 - Síntese
Faça uma síntese das listas e discussão com as principais características do capitalismo comercial. Estimule os alunos a tirar dúvidas.Etapa 5 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Avaliação
Os grupos irão discutir sobre os critérios de avaliação criados e fazer a avaliação de cada integrante do grupo.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a dinâmica da aula e pergunte aos alunos o que eles aprenderam, fazendo um registro dessa aprendizagem e como aprofundar o aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um modelo de avaliação por rubrica.
Critérios de avaliação
- Identificação das principais características do capitalismo comercial.
- Participação na discussão em grupo.
- Criação de um modelo de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
- Mediar a discussão durante o debate em grupo.
- Estimular a criação do modelo de avaliação por rubrica.
Ações do aluno
- Ler e discutir um texto sobre o capitalismo comercial.
- Participar da discussão em grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica.