Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Comercial

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos aprenderão sobre as fases do capitalismo, com foco no capitalismo comercial. O professor pode contextualizar o tema apresentando exemplos de como o capitalismo comercial é aplicado em nosso cotidiano, como a produção em massa de produtos e a globalização dos mercados. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma contextua liação do tema explicando o que é o capitalismo comercial e como ele se desenvolveu. Em seguida, apresente a metodologia da Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula. Divida a turma em grupos e oriente os grupos na dinâmica das estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e discussão de texto

    Os alunos irão fazer a leitura de um texto sobre o capitalismo comercial e responderão a perguntas sobre o conteúdo. Em seguida, discutirão em grupo as respostas e irão fazer o registro das conclusões.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de imagens

    Os alunos analisarão imagens que retratam o capitalismo comercial e responderão a perguntas sobre o que elas representam. Em seguida, discutirão em grupo as respostas fazendo o registro das conclusões.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo de perguntas e respostas

    Os alunos participarão de um jogo de perguntas e respostas sobre o capitalismo comercial. As perguntas serão elaboradas previamente. Oriente que um aluno faça a condução das perguntas e respostas.

  5. Etapa 5 - Discussão geral

    Faça uma discussão sobre os temas abordados e aprendizagens nas estações. Faça uma conclusão e tire possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a atividade destacando a importância do desenvolvimento do capitalismo e incentive os alunos a se engajarem no aprofundamento do tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades desenvolvidas nas estações.

    Observação: as estações acontecem ao mesmo tempo. Ao final do tempo estabelecido para cada estação (15 ou 20 minutos), os estudantes mudam de estação. Ao final todos os estudantes passarão por todas as estações.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e capacidade de analisar e interpretar informações.
  • Trabalho em grupo e colaboração com os colegas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia da Rotação por estações.
  • Elaborar as atividades para cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e tirar dúvidas.

Ações do aluno

  • Ler e discutir um texto sobre o capitalismo comercial.
  • Analisar imagens que retratam o capitalismo comercial e discutir em grupo.
  • Participar de um jogo de perguntas e respostas sobre o tema.