Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Comercial
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos trabalhar sobre as fases do capitalismo, mais especificamente sobre o capitalismo comercial. O objetivo é que os alunos compreendam as mudanças ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade. Para contextualizar o assunto, podemos apresentar exemplos práticos, como as empresas se organizam, a produção em massa, a globalização, entre outros. É importante que os alunos compreendam como o capitalismo comercial está presente em suas vidas e como ele influencia a sociedade.
Etapa 1 - Antes da aula
Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos.Etapa 2 - Em sala de aula
Inicie a aula fazendo uma contextualização sobre o tema e explique as fases do capitalismo, com ênfase no capitalismo comercial. Utilize mapas e imagens para contextualizar o tema. Verifique se os alunos estudaram previamente o material.Etapa 3 - Discussão em grupo e pesquisa
Divida os alunos em grupos de quatro ou cinco pessoas e oriente que pesquisem sobre o tema e elaborem um mapa conceitual. Cada grupo deve escolher uma ideia central para o mapa conceitual e elaborar oito sub-ideias relacionadas ao tema. Oriente a pesquisa em fontes diversas e confiáveis.Etapa 4 - Elaboração do mapa conceitual
Oriente os alunos na elaboração do mapa conceitual e auxilie na organização das ideias. Os estudantes podem elaborar uma linha do tempo com as principais fases do capitalismo e o mapa conceitual desenvolver o capitalismo comercial, suas características, aspectos positivos e negativos.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação e estimule a discussão sobre as ideias apresentadas. Organize o tempo de cada grupo.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e a metodologia utilizada. Os alunos serão convidados a avaliar a experiência e a compartilhar suas impressões sobre a Sala de Aula Invertida e o mapa conceitual.Etapa 7 - Resumo
Os alunos dirão escrever um texto sobre as fases do capitalismo com ênfase no capitalismo comercial, utilizando as informações do mapa conceitual como base. Explique que o texto será utilizado na avaliação da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação e o debate em grupo.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do mapa conceitual.
- Participação e envolvimento na discussão em grupo.
- Compreensão do tema e das mudanças ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
Ações do professor
- Orientar e incentivar a pesquisa dos alunos.
- Estimular a participação e o debate em grupo.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o capitalismo comercial.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade.
- Participar e contribuir para a discussão em grupo.