Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Financeiro
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Capitalismo financeiro é uma das fases do capitalismo que se iniciou no final do século XIX e início do século XX. Nessa fase, o capital é aplicado em investimentos financeiros, em vez de investimentos produtivos. Essa aula pretende apresentar aos alunos essa fase do capitalismo, suas características e impactos sociais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, em que os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas afetadas pelo capitalismo financeiro. Serão apresentados exemplos práticos e atuais para entenderem como essa fase do capitalismo funciona e como afeta a sociedade atual.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o conceito de capitalismo financeiro e suas características. Em seguida, os alunos assistirão um vídeo que apresenta exemplos práticos desse tipo de capitalismo.Etapa 2 - Mapa de empatia
O professor explicará a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e criarão um mapa de empatia. Eles deverão entrevistar pessoas afetadas pelo capitalismo financeiro e preencher o mapa de empatia com as informações coletadas.Etapa 3 - Análise do mapa de empatia
Os grupos apresentarão seus mapas de empatia para a turma.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como o capitalismo financeiro afeta a sociedade atual, como a crise financeira de 2008 e a desigualdade econômica.Etapa 5 - Debate
Em grupos, os alunos terão que debater sobre os impactos sociais do capitalismo financeiro. Cada um apresentará seus argumentos e haverá uma discussão sobre os pontos apresentados.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese dos pontos discutidos na aula e reforce a importância de entender como o capitalismo financeiro afeta a sociedade atual.Etapa 7 - Atividade extraclasse
Os alunos deverão produzir um texto reflexivo sobre a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar e interpretar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa de empatia produzido pelo grupo.
- Participação no debate e na discussão em grupo.
- Qualidade do texto reflexivo produzido.
Ações do professor
- Explicar o conceito de capitalismo financeiro e suas características.
- Apresentar exemplos práticos de como o capitalismo financeiro afeta a sociedade atual.
- Conduzir a discussão em grupo e o debate.
- Fazer uma síntese dos pontos discutidos na aula.
- Estimular a produção do texto reflexivo pelos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para produzir o mapa de empatia.
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
- Produzir um texto reflexivo sobre a aula.
- Entrevistar pessoas afetadas pelo capitalismo financeiro para preencher o mapa de empatia.
- Analisar e interpretar as informações coletadas no mapa de empatia.