Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Financeiro

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O capitalismo financeiro é uma das fases do capitalismo que surgiu no final do século XIX e se consolidou no século XX. Nessa fase, o capitalismo passa a ser dominado pelos bancos e pela especulação financeira. É importante que os alunos compreendam como essa fase se desenvolveu e quais foram as suas consequências para a economia mundial. Para tornar a aula mais interessante e envolvente, o professor pode utilizar exemplos atuais, como a crise financeira de 2008, para mostrar como o capitalismo financeiro ainda impacta a nossa sociedade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar o tema e explicar o que é o capitalismo financeiro. Em seguida, deve pedir para os alunos formarem grupos de 3 a 4 pessoas e propor a criação de um jogo que aborde o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar um mapa de registro a partir das orientações do professor.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos devem criar o jogo conforme o mapa de registro elaborado na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o seu jogo para a turma. O professor deve avaliar a criatividade, originalidade e coerência do jogo com o tema proposto.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos devem discutir as diferentes abordagens e soluções propostas em cada jogo.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Cada aluno deve escrever uma reflexão sobre o que aprendeu com a atividade e como ela pode ser aplicada na realidade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve síntese da aula e reforce os principais conceitos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a originalidade.
  • Fomentar a cooperação e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem significativa.
  • Desenvolver a capacidade de elaborar soluções criativas para problemas complexos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Coerência do jogo com o tema proposto.
  • Clareza e organização do mapa de registro.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Reflexão individual sobre a atividade.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e as etapas da atividade.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Estar disponível para tirar dúvidas e dar sugestões.
  • Avaliar os jogos de forma justa e imparcial.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais conceitos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Discutir em grupo sobre as diferentes abordagens e soluções propostas em cada jogo.
  • Escrever uma reflexão individual sobre a atividade.