Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Financeiro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula abordará o tema "Fases do capitalismo: capitalismo financeiro", que é uma das fases mais recentes do capitalismo e que tem grande influência na economia mundial atual. O objetivo da aula é que os estudantes desenvolvam a habilidade de analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Fases do capitalismo: capitalismo financeiro", contextualizando-o e explicando sua importância na economia mundial atual. Utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar o entendimento dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no modelo de júri que será criado pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor devem pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. O grupo de observadores deverá acompanhar a pesquisa e anotar pontos importantes que possam ser utilizados na avaliação.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos e evidências. A banca julgadora e o grupo observador poderão auxiliar na preparação, mas não poderão participar da discussão.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor apresentarão seus argumentos e debaterão sobre o tema. A banca julgadora, formada pelos alunos que não estão nos grupos defensor e opositor, deverá avaliar os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor.

  6. Etapa 6 - Discussão

    O professor conduzirá uma discussão em sala de aula sobre a importância do tema para a economia mundial atual e como ele pode afetar a vida dos estudantes.

  7. Etapa 7 - Feedback e avaliação

    Faça um feedback sobre a aula e avalie o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e persuasão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Habilidade dos alunos em avaliar e julgar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e no debate.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e preparar argumentos.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Avaliar e julgar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.