Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Financeiro
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula abordará o tema "Fases do capitalismo: capitalismo financeiro", que é uma das fases mais recentes do capitalismo e que tem grande influência na economia mundial atual. O objetivo da aula é que os estudantes desenvolvam a habilidade de analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Fases do capitalismo: capitalismo financeiro", contextualizando-o e explicando sua importância na economia mundial atual. Utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar o entendimento dos alunos.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no modelo de júri que será criado pelos alunos.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor devem pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. O grupo de observadores deverá acompanhar a pesquisa e anotar pontos importantes que possam ser utilizados na avaliação.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos e evidências. A banca julgadora e o grupo observador poderão auxiliar na preparação, mas não poderão participar da discussão.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor apresentarão seus argumentos e debaterão sobre o tema. A banca julgadora, formada pelos alunos que não estão nos grupos defensor e opositor, deverá avaliar os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor.Etapa 6 - Discussão
O professor conduzirá uma discussão em sala de aula sobre a importância do tema para a economia mundial atual e como ele pode afetar a vida dos estudantes.Etapa 7 - Feedback e avaliação
Faça um feedback sobre a aula e avalie o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Desenvolver a capacidade de argumentação e persuasão dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Habilidade dos alunos em avaliar e julgar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Orientar os alunos na pesquisa e no debate.
- Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e preparar argumentos.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Avaliar e julgar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.