Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Financeiro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, estudaremos sobre as fases do capitalismo, especificamente o capitalismo financeiro. Vamos entender como esse modelo econômico se desenvolveu e quais são as suas principais características. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam compreender como o capitalismo financeiro é aplicado no cotidiano deles.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Disponibilize aos alunos materiais de estudo previamente, como vídeos, textos e infográficos que apresentam o tema "Fases do capitalismo: capitalismo financeiro". Eles devem assistir e ler esses materiais antes da aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Na aula, o professor deve iniciar a discussão sobre o tema, apresentando os conceitos principais e as características do capitalismo financeiro. Os alunos devem fazer anotações e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles devem preencher o modelo com suas impressões sobre o tema e compartilhar com o grupo.

  4. Etapa 4 - Debate

    Conduza um debate sobre as impressões dos alunos, estimulando a troca de ideias e a reflexão crítica sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    O professor deve apresentar exemplos práticos e didáticos sobre como o capitalismo financeiro é aplicado no cotidiano dos alunos, como em investimentos financeiros, empréstimos bancários, entre outros.

  6. Etapa 6 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas e criar uma apresentação sobre um caso prático de aplicação do capitalismo financeiro, utilizando a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a aula e a qualidade da apresentação em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizado.
  • Promover a reflexão sobre a aplicação do capitalismo financeiro no cotidiano dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade da apresentação em grupo.
  • Preenchimento correto e completo do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais de estudo previamente.
  • Conduzir o debate e apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade da apresentação em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir e ler os materiais de estudo previamente.
  • Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com suas impressões sobre o tema.
  • Participar ativamente do debate, da apresentação em grupo e do processo de aprendizado.