Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Financeiro
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, estudaremos sobre as fases do capitalismo, especificamente o capitalismo financeiro. Vamos entender como esse modelo econômico se desenvolveu e quais são as suas principais características. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão protagonistas do seu próprio aprendizado. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os estudantes possam compreender como o capitalismo financeiro é aplicado no cotidiano deles.
Etapa 1 - Preparação
Disponibilize aos alunos materiais de estudo previamente, como vídeos, textos e infográficos que apresentam o tema "Fases do capitalismo: capitalismo financeiro". Eles devem assistir e ler esses materiais antes da aula.Etapa 2 - Apresentação
Na aula, o professor deve iniciar a discussão sobre o tema, apresentando os conceitos principais e as características do capitalismo financeiro. Os alunos devem fazer anotações e tirar dúvidas.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles devem preencher o modelo com suas impressões sobre o tema e compartilhar com o grupo.Etapa 4 - Debate
Conduza um debate sobre as impressões dos alunos, estimulando a troca de ideias e a reflexão crítica sobre o tema.Etapa 5 - Exemplos práticos
O professor deve apresentar exemplos práticos e didáticos sobre como o capitalismo financeiro é aplicado no cotidiano dos alunos, como em investimentos financeiros, empréstimos bancários, entre outros.Etapa 6 - Trabalho em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas e criar uma apresentação sobre um caso prático de aplicação do capitalismo financeiro, utilizando a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos durante a aula e a qualidade da apresentação em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizado.
- Promover a reflexão sobre a aplicação do capitalismo financeiro no cotidiano dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade da apresentação em grupo.
- Preenchimento correto e completo do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Disponibilizar materiais de estudo previamente.
- Conduzir o debate e apresentar exemplos práticos sobre o tema.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade da apresentação em grupo.
Ações do aluno
- Assistir e ler os materiais de estudo previamente.
- Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com suas impressões sobre o tema.
- Participar ativamente do debate, da apresentação em grupo e do processo de aprendizado.