Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Industrial

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O capitalismo industrial é uma fase do capitalismo que se iniciou na Inglaterra no século XVIII e se estendeu até o início do século XX. Nesta fase, a produção em massa e a utilização de máquinas foram fundamentais para o desenvolvimento econômico. O objetivo desta atividade é analisar como essa fase do capitalismo se desenvolveu e as consequências que trouxe para a sociedade. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para estimular a participação dos estudantes.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie apresentando a fase do capitalismo industrial e suas características. Serão discutidos os impactos que essa fase trouxe para a sociedade e como ela se desenvolveu.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Em grupos, os alunos irão discutir e esboçar ideias sobre os principais aspectos da fase do capitalismo industrial e como eles se relacionam com a realidade atual.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar suas ideias e juntos irão decidir sobre os principais pontos a serem abordados na atividade. Será feita uma votação para escolher os pontos mais relevantes.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nos pontos escolhidos, os grupos irão criar um esboço do modelo com as 5 etapas. Será feita uma discussão sobre como cada etapa pode ser desenvolvida.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá testar o modelo criado, apresentando-o para os colegas e recebendo feedbacks. Será feita uma discussão final sobre a importância dessa metodologia para o desenvolvimento do tema e como ela pode ser aplicada em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Estimular a participação dos alunos em atividades em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da metodologia para o desenvolvimento de atividades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade do modelo criado pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Criatividade e pensamento crítico dos alunos na elaboração do modelo.
  • Capacidade dos alunos em aplicar a metodologia em outras atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e suas características.
  • Estimular a participação dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Auxiliar os grupos na criação do modelo.
  • Promover uma discussão final sobre a importância da metodologia para o desenvolvimento de atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Contribuir com ideias e sugestões para a criação do modelo.
  • Desenvolver a habilidade de analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Utilizar a criatividade e o pensamento crítico na elaboração do modelo.
  • Aplicar a metodologia em outras atividades.