Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Industrial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, vamos falar sobre as fases do capitalismo, em especial o capitalismo industrial. Vamos entender como ocorreu a transição do mercantilismo para o capitalismo e como a industrialização foi um marco importante nessa mudança. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos. Alguns exemplos práticos que podem ser apresentados são a Revolução Industrial, o surgimento das fábricas e a exploração da mão de obra.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos para a turma, explicando a importância do assunto e sua aplicação no cotidiano. Em seguida, os alunos devem formar grupos e criar o mapa de empatia, preenchendo as informações nos campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Contextualização histórica

    Apresente um panorama histórico sobre a transição do mercantilismo para o capitalismo e a importância da industrialização nesse processo. Podem ser apresentados exemplos práticos, como a Revolução Industrial, o surgimento das fábricas e a exploração da mão de obra.

  3. Etapa 3 - Análise das fases do capitalismo

    Os alunos devem analisar as fases do capitalismo, em especial o capitalismo industrial, e entender como ocorreu a transição do mercantilismo para o capitalismo. Podem ser apresentados exemplos práticos, como a Revolução Industrial, o surgimento das fábricas e a exploração da mão de obra.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos devem debater em grupo sobre as informações apresentadas e trocar ideias sobre o tema. Incentive a participação de todos os alunos e a troca de ideias.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce os objetivos da atividade. Os alunos devem apresentar seus mapas de empatia e discutir em grupo as informações coletadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e trocar ideias sobre um tema específico.
  • Estimular a criatividade e a inovação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Coerência e qualidade das informações apresentadas no mapa de empatia.
  • Capacidade de análise e interpretação dos alunos sobre o tema.
  • Clareza na exposição das ideias durante o debate em grupo.
  • Capacidade de conclusão e síntese dos alunos ao final da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva o tema e seus objetivos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Incentivar a troca de ideias e o debate em grupo.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Analisar as informações apresentadas durante a atividade.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Apresentar ideias claras e objetivas durante o debate em grupo.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.