Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Industrial

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, iremos explorar as fases do capitalismo, em especial o capitalismo industrial, que marcou a transição da produção artesanal para a produção em massa. O objetivo é que os alunos sejam capazes de analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, os alunos criarão um mapa de registro de um jogo sobre o tema. Para isso, é importante contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos sobre como o capitalismo industrial impactou a sociedade, a economia e a cultura.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância do estudo das fases do capitalismo, em especial o capitalismo industrial. Serão apresentados exemplos práticos sobre como o capitalismo industrial impactou a sociedade, a economia e a cultura.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Explique aos alunos sobre a atividade e como ela será aplicada. Serão apresentados exemplos de jogos que utilizam essa metodologia e como ela pode tornar o aprendizado mais envolvente e didático.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo criará um mapa de registro de um jogo sobre o tema. O mapa de registro deve conter os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Auxilie os alunos na criação do mapa de registro.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Faça comentários sobre cada jogo, assim como instigue os demais alunos a fazerem também.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma discutirá sobre as fases do capitalismo e como o capitalismo industrial impactou a sociedade, a economia e a cultura. Os alunos deverão relacionar o que aprenderam com os jogos apresentados.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Faça uma avaliação oral sobre o tema e a metodologia utilizada.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como, por exemplo, pesquisar sobre outras fases do capitalismo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo."
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Aplicar a metodologia para tornar o aprendizado mais envolvente e didático.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro do jogo.
  • Qualidade da apresentação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de registro.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.