Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Industrial

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, vamos trabalhar sobre as fases do capitalismo, mais especificamente sobre o capitalismo industrial. O objetivo é que os alunos analisem fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo. Para isso, os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

O capitalismo industrial é um modelo econômico que surgiu no século XVIII, na Inglaterra, e se expandiu para outros países. Seu principal objetivo era a produção em massa de bens, com a utilização de máquinas e a concentração de trabalhadores em fábricas. O capitalismo industrial trouxe profundas mudanças sociais, econômicas e culturais, que ainda são sentidas atualmente.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do capitalismo industrial para a história mundial e sua influência na atualidade. Os alunos devem ser incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo deve escolher um líder e definir suas funções.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o tema e seus subtópicos, utilizando fontes confiáveis. Forneça algumas fontes para facilitar o trabalho.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Cada grupo deve preparar seus argumentos, com base na pesquisa realizada. O grupo defensor deve apresentar argumentos a favor do capitalismo industrial, enquanto o grupo opositor deve apresentar argumentos contra. A banca julgadora deve preparar perguntas para os grupos e avaliar seus argumentos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos devem apresentar seus argumentos e responder às perguntas da banca julgadora. O grupo de observadores deve fazer anotações e avaliar a apresentação dos grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos argumentos apresentados e estimule uma reflexão sobre o tema. Os alunos devem ser incentivados a expressar suas opiniões e a fazer uma avaliação crítica da atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade e agradeça a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de fatos históricos;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a sociedade e a economia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Coerência e clareza na exposição dos argumentos;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Capacidade de reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na realização da atividade;
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica;
  • Avaliar a apresentação dos alunos e fornecer feedback;
  • Encerrar a atividade e fazer uma síntese dos argumentos apresentados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade;
  • Realizar uma pesquisa sobre o tema e seus subtópicos;
  • Preparar argumentos coerentes e claros;
  • Respeitar as opiniões dos colegas;
  • Fazer uma reflexão crítica sobre o tema.