Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Industrial

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos explorar as fases do capitalismo, focando no capitalismo industrial. O capitalismo é um sistema econômico que se baseia na propriedade privada dos meios de produção e na busca do lucro. O capitalismo industrial surgiu na Inglaterra no século XVIII e se caracterizou pela utilização de máquinas e pela produção em larga escala. Hoje em dia, o capitalismo industrial ainda é muito presente em nossa sociedade e é importante entender suas características e impactos. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e irão realizar diferentes atividades relacionadas ao tema.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando a temática e explicando o que é o capitalismo industrial. Em seguida, os alunos são divididos em três grupos que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo explicativo

    Na primeira estação, os alunos assistem a um vídeo explicativo sobre o capitalismo industrial. O vídeo apresenta as características do sistema e exemplos de como ele se desenvolveu na Inglaterra. Após a exibição do vídeo, os alunos respondem a um questionário sobre o que foi apresentado.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de imagens

    Na segunda estação, os alunos analisam imagens que representam o capitalismo industrial em diferentes momentos históricos. Em pequenos grupos, eles discutem as características presentes nas imagens e como elas se relacionam com o tema. Em seguida, cada grupo apresenta suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Na terceira estação, os alunos participam de um debate sobre o capitalismo industrial. Apresente algumas questões para serem discutidas, como as vantagens e desvantagens do sistema, as consequências sociais e ambientais, entre outras. Os alunos são incentivados a apresentar argumentos e a debater com seus colegas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Na última etapa, faça uma síntese do que foi discutido e apresentado em cada estação. Os alunos são convidados a compartilhar suas opiniões e a refletir sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre o sistema capitalista e suas consequências sociais e ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o tema.
  • Cooperação e colaboração com os colegas.
  • Utilização adequada da linguagem e argumentação coerente.
  • Compreensão dos conceitos e características do capitalismo industrial.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar e acompanhar os alunos durante as atividades.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer intervenções pontuais para aprofundar a discussão e esclarecer dúvidas.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido e aprendido ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas e respeitar as opiniões diferentes.
  • Fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
  • Analisar e refletir criticamente sobre o tema.
  • Expressar suas opiniões e argumentar de forma coerente.