Aula sobre Fases Do Capitalismo Capitalismo Industrial
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, vamos explorar as fases do capitalismo, focando no capitalismo industrial. O capitalismo é um sistema econômico que se baseia na propriedade privada dos meios de produção e na busca do lucro. O capitalismo industrial surgiu na Inglaterra no século XVIII e se caracterizou pela utilização de máquinas e pela produção em larga escala. Hoje em dia, o capitalismo industrial ainda é muito presente em nossa sociedade e é importante entender suas características e impactos. Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e irão realizar diferentes atividades relacionadas ao tema.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando a temática e explicando o que é o capitalismo industrial. Em seguida, os alunos são divididos em três grupos que serão as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Vídeo explicativo
Na primeira estação, os alunos assistem a um vídeo explicativo sobre o capitalismo industrial. O vídeo apresenta as características do sistema e exemplos de como ele se desenvolveu na Inglaterra. Após a exibição do vídeo, os alunos respondem a um questionário sobre o que foi apresentado.Etapa 3 - Estação 2 - Análise de imagens
Na segunda estação, os alunos analisam imagens que representam o capitalismo industrial em diferentes momentos históricos. Em pequenos grupos, eles discutem as características presentes nas imagens e como elas se relacionam com o tema. Em seguida, cada grupo apresenta suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Estação 3 - Debate
Na terceira estação, os alunos participam de um debate sobre o capitalismo industrial. Apresente algumas questões para serem discutidas, como as vantagens e desvantagens do sistema, as consequências sociais e ambientais, entre outras. Os alunos são incentivados a apresentar argumentos e a debater com seus colegas.Etapa 5 - Conclusão
Na última etapa, faça uma síntese do que foi discutido e apresentado em cada estação. Os alunos são convidados a compartilhar suas opiniões e a refletir sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre o sistema capitalista e suas consequências sociais e ambientais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o tema.
- Cooperação e colaboração com os colegas.
- Utilização adequada da linguagem e argumentação coerente.
- Compreensão dos conceitos e características do capitalismo industrial.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Orientar e acompanhar os alunos durante as atividades.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
- Fazer intervenções pontuais para aprofundar a discussão e esclarecer dúvidas.
- Fazer uma síntese do que foi discutido e aprendido ao final da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas e respeitar as opiniões diferentes.
- Fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
- Analisar e refletir criticamente sobre o tema.
- Expressar suas opiniões e argumentar de forma coerente.